5 locais que não se pode deixar de visitar em Tefé - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Turismo no Amazonas

5 locais que não se pode deixar de visitar em Tefé

Publicado

no

CGL realizará certame para contratar a empresa que vai construir a nova cadeia pública de Tefé

Ao se preparar para visitar Tefé, você precisa levar em consideração que a cultura em Tefé  (a 523 quilômetros de Manaus) se mantém firme às origens.

Por muito tempo, Tefé foi conhecida como a princesinha do Rio Solimões (título concedido por um antigo político), porém, agora, Tefé é o coração da Amazônia.

A cidade de Tefé é muito pulsante e com veia artística para a dança, não a toa foi berço da dança de ciranda, dança do cordão do macaco doido, dança Africana, dança Gangazumba, dança do Cacetinho e boi bumbás que fazem parte da história cultural desta cidade.

O fluxo dos rios, as praias que surgem no período da seca, a riqueza de biodiversidade, os prédios históricos e as comunidades tradicionais. Muitas são as belezas da região do Médio Solimões. A bela paisagem da região contribui para o encanto de turistas, vindos de várias localidades. Abaixo, selecionamos alguns passeios e pontos interessantes em Tefé e cidades vizinhas.

1. Encontro das Águas

Uma das principais atrações da cidade de Tefé é o encontro das águas. Aqui, a confluência se dá entre o Lago Tefé e o rio Solimões. Para ver esse espetáculo da natureza, a sugestão é que você pegue umas catraia para se aproximar e conhecer essa beleza ímpar.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

O encontro das águas escuras do Lago Tefé e a água barrenta do rio Solimões é uma das belas atrações naturais de Tefé. A bela paisagem e a grande produtividade do rio possibilitam a observação de animais como o boto-vermelho e o tucuxi, que saltam fazendo um espetáculo à parte.

Encontro das Águas. Foto: Alex Socci

Encontro das Águas / Foto: Alex Socci

2. Matriz de Santa Teresa

Caso você esteja no centro de Tefé, não deixe de visitar a a igreja Matriz de Santa Teresa. Na praça da matriz são realizados alguns eventos da cidade, como feiras de comidas típicas, encontros com apresentações culturais e a tradicional festa de Santa Teresa, padroeira da cidade, que ocorre no dia 15 de outubro.

LEIA TAMBÉM  Velho Airão, a cidade assombrada do Amazonas

A igreja é pertencente à Província Eclesiástica de Manaus e ao Conselho Episcopal Regional Norte I da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Matriz de Santa Teresa / Foto : Cezar Mario Rech

Matriz de Santa Teresa / Foto : Cezar Mario Rech

3. Pousada Uacari / RDS Mamirauá

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, localizada no estado do Amazonas, na região do médio Solimões, é a maior reserva florestal do Brasil dedicada exclusivamente à proteção da várzea amazônica. Mamirauá foi a primeira Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) implantada no país. É uma unidade de conservação legalmente instituída pelo poder público, tendo objetivos de conservação e limites bem definidos. A única forma de visitar a reserva mamirauá é atraves dos pacotes turisticos comercializados pela Pousada Flutuante Uacari, que é uma iniciativa do programa de turismo de base comunitária, pioneira no país. É uma pousada flutuante localizado no canal do lago de Mamirauá, a pousada tem 10 suites e uma programação completa por atividades na amazônia.

Pousada Uacari / RDS Mamirauá / Foto : Edu Coelho

Pousada Uacari / RDS Mamirauá / Foto : Edu Coelho

 

LEIA TAMBÉM  5 coisas para se fazer em Manaus, enquanto o povo curte em Parintins!

4.Seminário São José

O Seminário de Tefé é uma construção de estilo arquitetônico medieval do início do século XX localizada no centro da cidade. O seminário é de extrema importância histórica e cultural para a cidade de Tefé, cujas obras se iniciaram no ano de 1913, quando o Monsenhor Miguel Alfredo Barrat solicitou ao arquiteto alemão o Irmão Raphael Haag a elaboração do projeto de construção, sendo a primeira parte do imóvel inaugurada em 1919.

Vale ressaltar que os verdadeiros construtores foram o alemão Irmão Aristóbulo Lulsdorf e o suiçõ alemão Irmão Tito Kuster.

Ao longo dos anos, o Seminário de Tefé tornou-se local de formação, cultura e educação de jovens não só da área da Prelazia de Tefé, mas de toda a região.

A propriedade do Seminário também é a Prelazia de Tefé, criada em 1910 e nessa altura, portanto antes da construção do Seminário, desmembrada de Manaus.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Hoje funcionam no prédio diversas atividades sociais voltadas a crianças, adolescentes e idosos.

 

Seminário São José / Foto : Firmino Cachada

Seminário São José / Foto : Firmino Cachada

Quanto ao Seminário, para que não haja dúvidas sobre a sua construção e a sua história, o Padre Firmino Cachada fez uma placa a pedido de Dom Fernando e que está na frente do Seminário. Confira abaixo.

Placa da história completa do Seminário de São José em Tefé

5.Comunidade da Missão

A ‘Missão’ abarca três pontos principais:

  • A Casa da Missão construída em 1954 por irmãos holandeses, exatamente no lugar onde estava antes a primeira casa, que começou a ser construída em julho de 1897 e foi concluída em 2 de fevereiro de 1898,  pelos primeiros espiritanos (franceses, suíços e alemães).
  • A Igreja da comunidade local e da paróquia da Missão (com 60 comunidades ribeirinhas) cuja construção foi iniciada em 1924 pelo Ir. Aristóbulo Lülsdorf e foi concluída somente em 1952. A igreja é dedicada ao Divino Espírito Santo.
  • O Cemitério Espiritano com sepulturas de confrades, desde o início da missão espiritana na Amazônia (1885).
LEIA TAMBÉM  Conheça a Cachoeira da Sussuarana, Presidente Figueiredo

 

Comunidade da Missão. Foto: Rafael Forte

Comunidade da Missão. / Foto: Rafael Forte

 

Nós promovemos a cidade de Tefé como o coração da Amazônia pelos seguintes motivos:

  • Tefé esta geograficamente localizada no centro da Amazônia Internacional.
  • Tefé atende as necessidades dos municípios vizinhos que não dispõe de uma estrutura do mesmo porte que esta cidade obtém.
  • Tefé esta inserida no corredor turístico do rio Amazonas, com conexões internacionais, que envolves cidades da Colômbia como Leticia, Bogotá e Iquitos, além de cidades que envolvem a Amazônia peruana, que compõe a Amazônia Internacional, sendo destinos que atraem milhares de turistas o ano todo em cidades como Macchupichu (Cuzco) e para o Caribe.
  • Tefé é o portão de entrada para a reserva Mamirauá que é patrimônio natural da Humanidade tombado pela UNESCO.

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações