Alerta: Golpe no WhatsApp já atingiu milhões de usuários

878

Uma mensagem que promete um recurso de personalizar o Whatsapp com cores diferentes, tem circulado nos grupos do aplicativo. Porém, a personalização é uma cilada para enganar os usuários e disseminar vírus por meio do aparelho celular.

A empresa PSafe contabilizou mais de 1 milhão de pessoas enganadas pela fraude.

A mensagem recebida pelo Whatsapp induz o usuário a clicar em um link, que supostamente disponibiliza as novas opções de cores. O vírus pode ser instalado em todos os sistemas de aparelhos com iOS, Android, Windows Phone ou BlackBerry. Antes de realizar a instalação, a vítima tem de compartilhar uma mensagem com amigos ou em grupos.

O vírus é instalado depois da mensagem compartilhada, onde um botão de ‘ativar recurso’ é liberado na tela do celular e induz o usuário a instalar vários aplicativos de fontes desconhecidas. Para cada aplicativo instalado, uma quantia em dinheiro é depositada para o hacker responsável pelo golpe.

Para se proteger do golpe, os usuários do Whatsapp devem: instalar antivírus nos aparelhos, não clicar em links e programas desconhecidos e evitar o compartilhamento de tais mensagens duvidosas. Outra dica é prestar atenção ao se conectar em redes Wi-Fi que não tenham senha, procure apenas as redes protegidas, que possuem maior segurança no envio de dados.

Reprodução da mensagem fraudulenta.
Reprodução da mensagem fraudulenta.
Comentários com Facebook

Curte nosso conteúdo?!

Receba as notícias diretamente no seu e-mail:

COMPARTILHAR