Alunos criam sistema que canaliza água desperdiçada em bebedouro para regar a horta da escola

52

Pensando em minimizar o grande desperdício de água, um jardim de infância no Distrito Federal encontrou uma boa solução, além de manter a irrigação da hortinha, que é motivo de orgulho dos funcionários do colégio há 14 anos.

Com alguns metros de encanamento e uma caixa d’água de 500 litros, a escola construiu um sistema de reúso da água do bebedouro para regar as hortaliças.

Imagem de divulgação
Imagem de divulgação

O sistema sustentável foi inaugurado ontem (30/3), em clima de comemoração. A hortinha, além de fazer a alegria da criançada, representa a lembrança de João Marcos, 7, ex-aluno do jardim de infância e que perdeu a vida em um grave acidente de carro em 2010,  gostava muito da horta.

Desde fevereiro, pais e funcionários formaram uma força-tarefa para arrecadar dinheiro, canos e a caixa d’água. O trabalho braçal ficou por conta de dois vigias e o avô de um aluno. Foram quatro dias de esforço para deixar a estrutura pronta para uso. A água, que antes era desperdiçada do bebedouro, agora é canalizada para a caixa d’água. Lá, ela é filtrada e bombeada. Serve tanto para molhar a horta quanto a areia do parquinho.

Também foram reinaugurados um minhocário e uma composteira para produzir adubo orgânico que será utilizado na hortinha.

 

Espia como ficou a horta:

 

Comentários com Facebook

Curte nosso conteúdo?!

Receba as notícias diretamente no seu e-mail:

COMPARTILHAR