Apagão afeta aproximadamente 200 mil pessoas no AM, aponta governo - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Manaus

Apagão afeta aproximadamente 200 mil pessoas no AM, aponta governo

Publicado

no

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) junto à Força-Tarefa de Defesa do Consumidor, fiscaliza as medidas emergenciais adotadas pela Amazonas Energia para minimizar os prejuízos das populações dos municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão, afetados por um apagão que teve início na sexta-feira (19). Segundo o grupo, aproximadamente 200 mil pessoas foram atingidas pelo apagão.

Força-tarefa de defesa do consumidor do Amazonas se reúne com representantes da Amazonas Energia — Imagem: Divulgação

Composta também pela Comissão do Consumidor da Assembleia Legislativa, Ministério Público e Procon, a Força-Tarefa estuda tomar medidas judiciais para o ressarcimento dos danos materiais e coletivos.

LEIA TAMBÉM  Avião cai com 5 pessoas a bordo logo após decolar do Aeroclube em Manaus

Na manhã da última segunda-feira (22), integrantes da força-tarefa estiveram reunidos na Defensoria Pública para traçar estratégias de atuação. Na ocasião, representantes dos órgãos ouviram do presidente da concessionária, Tarcísio Rosa, que o fornecimento de energia elétrica para os municípios deve ser retomado até o final desta semana.

O presidente também explicou as medidas emergenciais que estão sendo adotadas pela empresa, como a contratação de mergulhadores para a verificação do problema no cabo subaquático que gerou o apagão. Tarcísio Rosa também afirmou que geradores de energia devem chegar ainda nesta segunda-feira aos municípios e que uma usina termelétrica de 60 MW será instalada para garantir o fornecimento de energia, priorizando locais essenciais como hospitais, até que o problema seja definitivamente solucionado.

Local em que cabo sofreu dano, segundo Amazonas Energia — Imagem: Divulgação

“Inicialmente, nós vamos acompanhar de perto o andamento das ações contingenciais que estão sendo adotadas pela Amazonas Energia. Mas vamos posteriormente avaliar a tomada de medidas judiciais para o ressarcimento dos danos materiais e coletivos da população que já está há dias sem energia elétrica”, afirmou o defensor público Thiago Nobre Rosas, responsável pela Defensoria Pública Especializada em Atendimento de Interesses Coletivos (DPEAIC).

LEIA TAMBÉM  Vídeo Viral: Tambaqui maceta é vendido por mais de R$1.000 na Manaus Moderna

Ficou então acordada uma visita nesta terça-feira à usina termelétrica de Flores, em Manaus, que foi recentemente desativada e adquirida para ser instalada na região dos municípios afetados pelo apagão.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp
Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações