Arthur Neto e Marcos Rotta anunciam suas metas para 2017 e novo secretariado

28

Nesta sexta-feira, 6, com o objetivo de reorganizar a estrutura municipal afim de modernizar a máquina pública, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e o vice-prefeito, Marcos Rotta, declararam publicamente os nomes do primeiro escalão da nova gestão. A solenidade foi realizada no Paço Municipal, histórica sede do governo municipal, no centro da capital.

O prefeito explicou que as mudanças foram sutis, mas extremamente necessárias para tornar o Executivo Municipal ainda mais ágil às demandas da população e preparado para superar as dificuldades da crise econômica.

“Tivemos a aprovação nas urnas, mas sempre é possível melhorar e otimizar nossa estrutura”, disse Arthur Neto. “Queremos uma prefeitura ainda mais austera, que caiba no seu orçamento e seja capaz de manter seus investimentos. Manaus vai continuar avançando e não recuaremos em nossas metas de continuar melhorando os níveis de educação, saúde e da qualidade de vida do povo manauara”, reforçou.

Dentre as principais mudanças anunciadas está a criação de um Instituto de Mobilidade Urbana, que ficará sob a responsabilidade do vice-prefeito Marcos Rotta, envolvendo o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) e em alguns momentos a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).

“É uma força-tarefa para viabilizar a solução definitiva para o Transporte Coletivo da capital. No primeiro momento, vamos readequar o projeto executivo do BRT – Bus Rapid Transit – e já contamos com recursos para isso. Em seguida, vamos buscar os recursos necessários para realização da obra ao longo desses quatro anos de governo”, destacou Rotta, explicando que são estimados investimentos da ordem de R$ 1,2 bilhão para as obras em si, além de outros quase R$ 400 milhões em desapropriações.

A novidade no secretariado ficou por conta do anúncio de cinco novos integrantes: o vereador Elias Emanuel, que assume a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh); o jornalista Marcos Santos é o novo secretário municipal de Comunicação (Semcom); o engenheiro Cláudio Guenka assume o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb); a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) será comandada pelo advogado Mário Barros; e o coronel Audo Albuquerque ficará a frente da SMTU.

Outras pastas tiveram os cargos de direção substituídos por nomes que já fazem parte da estrutura, como é o caso da Casa Civil, que passa a ser chefiada pelo coronel Fernando Farias, antes chefe da Casa Militar, que por sua vez fica a cargo do coronel Darcelo Gomes. O subsecretário de Infraestrutura e Logística da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Franklin Pinto, assume o Manaustrans e o também subsecretário da Semed em Gestão e Finanças, Luís Fabian, assume a Secretaria Extraordinária (Semex).

Além desses, Antônio Nelson deixa de ser subsecretário de Obras Públicas da Seminf e assume a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). Já a professora Luiza Bessa irá acumular a direção-geral da Escola do Serviço Público Municipal e Inclusão Socieducacional e a Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad).

Prioridades

Para os próximos quatro anos de mandato, o prefeito Arthur Neto pretende avançar, principalmente, em mobilidade urbana. “Esse será o marco zero e nosso principal objetivo nesses quatro anos. Colocar Manaus num patamar mais avançado no que diz respeito à mobilidade, com a efetiva implantação de um novo modal”, afirmou, referindo-se ao BRT.

O prefeito também destacou a captação de recursos federais e internacionais através de parcerias público-privadas, concessões onerosas, medidas compensatórias, dentre outras ações. “Diferentemente do mandato anterior, agora encontramos muita boa vontade do Governo Federal e temos, ainda, o reforço de pessoas muito importantes como o senador Eduardo Braga, o deputado federal Arthur Bisneto e o ministro das Cidades, Bruno Araújo”, destacou.

Reforma administrativa

Feito o anúncio do secretariado, o prefeito pretende se concentrar no estudo de uma nova reforma administrativa, com a restruturação do segundo escalão. Ele adiantou, durante coletiva com a imprensa, que a Casa Civil voltará a cuidar apenas dos atos legislativos do Município, perdendo a coordenação sobre as Unidades Gestoras de Projetos Municipais (UGPMs) de Água e Iluminação Pública, que serão integradas na estrutura da Semex, que também aglutinará a Ouvidoria e o Procon Municipal e a Subsecretaria do Centro Histórico (Subsemch).

A Subsecretaria de Habitação e Assuntos Fundiários (Subsehaf) será incorporada ao Implurb. Já a Semmasdh, além da Coordenadoria da Mulher, deverá receber também a Coordenadoria de Juventude, que deixa de ser estrutura da Semjel. A Semmasdh contará ainda com a criação do Fundo Municipal de Solidariedade, sem gerar ônus aos cofres municipais, uma vez que terá seus recursos viabilizados através de cota sobre o Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS).

“Minha esposa, Elisabeth Valeiko, é quem cuidará desse Fundo, reforçando as ações da prefeitura na ajuda às pessoas em vulnerabilidade social. É um trabalho voluntário e muito significativo para as causas sociais”, finalizou o prefeito Arthur Neto.

Outras mudanças ainda serão avaliadas para a otimização da máquina pública.

Novo secretariado:

  • CASA CIVIL – Coronel José Fernando de Farias
  • PGM – Marcos Ricardo Herszon Cavalcanti
  • CASA MILITAR – Coronel Darcelo Gomes
  • SEMCOM – Marcos Santos
  • MANAUSCULT – Bernardo Soares Monteiro de Paula
  • SEMTRAD – Ananda da Silva Carvalho
  • SEMEX – Luís Fabian Pereira Barbosa
  • MANAUSTRANS – Franklin Jaña Pinto
  • SMTU – Coronel Audo Albuquerque da Costa
  • IMPLURB – Cláudio Guenka
  • FUNDAÇÃO DOUTOR THOMAS – Martha Moutinho Cruz
  • SEMSA – Homero de Miranda Leão Neto
  • SEMMAS – Antônio Nelson
  • SEMED – Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt
  • SEMINF – Alexandre Marinho de Morais
  • MANAUS PREVIDÊNCIA – Marcelo Magaldi Alves
  • SEMJEL – Mário Barros
  • SEMULSP – Paulo Farias
  • SEMMASDH – Elias Emanuel Rebouças de Lima
  • SEMAD – Luiza Maria Bessa Rebelo
  • SEMEF – Ulisses Tapajós
Artur e Rotta anunciam novo secretariado e metas para 2017 / Divulgação
Artur e Rotta anunciam novo secretariado e metas para 2017 / Divulgação
Comentários com Facebook

Curte nosso conteúdo?!

Receba as notícias diretamente no seu e-mail:

COMPARTILHAR