Brasil piora em ranking mundial de percepção da corrupção - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Brasil

Brasil piora em ranking mundial de percepção da corrupção

Publicado

no

Nesta quarta (25/1) foi divulgado pela organização não governamental (ONG) Transparência Internacional o levantamento que aponta o Brasil ocupando o 79º lugar num ranking sobre a percepção da corrupção no mundo, composto por 176 nações. Os dados são referentes a analise se todo ano de 2016.

O Brasil está entre os que mais perderam posições nos últimos cinco anos de ranking.

De acordo com a ONG, os casos de corrupção que vêm sendo revelados no Brasil, como o investigado na Operação Lava Jato, tiveram influência na piora da percepção em relação ao País. Porém, segundo a Transparência, já são reconhecidos no mundo os esforços do Brasil no combate à corrupção.

LEIA TAMBÉM  Aldo apanha de novo e amarga 5ª derrota na carreira

Para o representante da Transparência Internacional no Brasil, Bruno Brandão, a situação é normal acontecer quando um país começa a desvendar esses grandes esquemas de corrupção. Ao mesmo tempo, pode ser um sinal de mudança, de que o País começou a confrontar o problema.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

O País tem demonstrado que “está levando a sério” o combate à corrupção com os exemplos dados pelo trabalho da força-tarefa da Lava Jato e de outras operações, como a Zelotes e a Acrônimo.

Em 2016, o Brasil ficou com 40 pontos (a escala do índice vai de 0 a 100), empatado com China, Índia e Belarus. Já a Nova Zelândia, que obteve 90 pontos, ficou em primeiro lugar no ranking.

LEIA TAMBÉM  Torcedor do Flamengo, que viralizou vibrando com Diego, se pronuncia

Em 2015, o país somou 38 pontos, o que, indica que a percepção sobre a corrupção no País se manteve estável. De 2015 para 2016 outros países podem ter conseguido um desempenho melhor e, por isso, superaram o Brasil no ranking. Outro fator que pode ajudar a explicar a queda, é a inclusão de oito países no levantamento de 2016.

Ao todo, 69% dos 176 países que aparecem no ranking ficaram com uma pontuação abaixo de 50. Para a entidade, isso mostra como a corrupção no setor público é um fenômeno que se espalha pelo mundo.

LEIA TAMBÉM  Vídeo : Ovelhas rodam em círculo há 12 dias seguidos e ninguém tá sabendo explicar!

Além disso, informou a Transparência Internacional, no ranking de 2016 mais países perderam do que ganharam pontos no quesito “Indicando a necessidade de medidas urgentes”. A ONG também destacou a preocupação com o surgimento de políticos “populistas” na esteira da descrença da população de vários países com o sistema político. Segundo a entidade, a combinação entre a corrupção e a desigualdade social acaba reforçando esse sentimento no povo.

Imagem de divulgação

Imagem de divulgação

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…
Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações