Cai número de mortes violentas no primeiro trimestre de 2019 no Amazonas - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Sábado, 20 de Abril de 2024

Polícia

Cai número de mortes violentas no primeiro trimestre de 2019 no Amazonas

Publicado

no

O número de mortes violentas caiu 5,2% de janeiro a março de 2019, comparado com primeiro trimestre de 2018. O resultado confirmou a tendência de queda já registrada em fevereiro, quando só homicídios caíram 20% em relação a fevereiro de 2018. Os indicadores mostram o resultado do trabalho das forças de segurança, que realizaram nove grandes operações policiais integradas entre janeiro e março, com a prisão de 343 pessoas e apreensão de drogas e armas de fogo.

Os dados são da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e mostram que o levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e o Núcleo de Estudos de Violência da USP, divulgado pelo site G1 na semana passada, não reflete a tendência de queda no índice de mortes violentas. Segundo o G1, os homicídios tiveram alta de 5,3% no primeiro bimestre de 2019 no Amazonas. O resultado, porém, foi influenciado pela alta em janeiro, período de transição, quando a nova administração estava começando aa implantar as novas diretrizes de segurança.

LEIA TAMBÉM  Vitória Miranda, Irmã de Lucas Picolé, emite nota informando que seu irmão não é soro positivo

Já em fevereiro, como resultado do reforço das operações com as Polícias Militar e Civil, houve redução da criminalidade, tanto em casos de homicídio (- 20%), latrocínio (- 50%), como nos casos de roubos (-9,5%).

LEIA TAMBÉM  Polícia prende jovens envolvidos em briga que mataram outros 2 em Maraã

No primeiro trimestre de 2019, a redução de 5,2% no número de mortes violentas refletem a diminuição de 28,5% nos casos de lesão seguida de morte, de 7,1% nos casos de latrocínio e de 4,4% em homicídios. Somente em março, o número de homicídios na capital amazonense (58) foi o menor desde 2011.

Como resultado das operações policiais integradas houve a prisão de 343 pessoas e apreensão de 27 adolescentes e 27 armas de fogo, além de mais de 100 quilos de entorpecentes. Em fevereiro, o secretário de segurança, coronel Louismar Bonates, determinou a realização de uma operação específica para combater os homicídios, denominada “Pronta Resposta”. Na ocasião, 52 pessoas foram presas suspeitas de envolvimentos em homicídios, latrocínios, roubos e tráfico de drogas.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Mais da metade dos homicídios registrados em Manaus tem relação com o tráfico de drogas e a falta de depoimentos de testemunhas e familiares dificulta a elucidação dos crimes, segundo a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros. Um caminho para ajudar a polícia é através da denúncia anônima ao telefone 181, o disque-denúncia da SSP-AM, que funciona 24 horas por dia e atende a todo o Estado.

Números mostram melhoria nas ações de segurança pública do Governo / Foto : Divulgação

Números mostram melhoria nas ações de segurança pública do Governo / Foto : Divulgação

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações