Conheça a história do maior monumento da cidade de Borba e as virtudes de Santo Antônio

270

Você provavelmente já viu em muitas fotos a estátua gigante de Santo Antônio de Borba, mas talvez você não saiba que no dia 13 de junho de 2017, essa magnífica estátua comemorará 20 anos de existência.

Monumento a Santo Antônio
Monumento a Santo Antônio

A cidade de Borba fica a menos de 200k de distância de Manaus, bem no coração da Amazônia na margem direita do rio Madeira. Ela se destaca por ser uma cidade romântica, histórica e poética. A poesia porque ali as crianças e as borboletas é que prenunciam o verão.

A história do município se dá com a chegada do padre João Sampaio em 1728. Os Muras foram os primeiros habitantes do lugar e houve muita resistência aos invasores com os índios aliados aos brancos e os negros. Povo de muita religiosidade, o padre Bento José de Souza construiu a igreja em homenagem ao padroeiro, o lisboeta Santo Antonio.

Como o sol, Antonio nasceu num lugar e morreu em outro. Arrebanha multidões de devotos por onde passa com sua história. Dentre suas virtudes, milagres e dons literários, escreveu vários sermões e caiu no gosto popular pelo seu jeitinho de interceder aos pedidos dos casamenteiros.

Em 1997 para homenagear o santo “de todas as necessidades” e já tão querido no Amazonas, o prefeito da cidade Dr. Jones Karrer resolveu construir uma exuberante estátua de 13 metros de altura, na frente do rio Madeira e para tanto chamou o artista amazonense reconhecido internacionalmente, Marius Bell, que após o susto pelo convite, botou suas mãos à obra e em pouco mais de quatro meses entregou a bela estátua do Santo Antônio de Borba.

Em junho deste ano de 2017, a estátua completará 20 anos de existência. É uma imagem ribeirinha que de longe se destaca e encanta a todos. A população local se esparrama na margem do rio e por seu tamanho se eleva em direção ao céu borbense facilitando o trabalho do santo.

Borba se tornou ponto de orações e de busca por milagres e todo ano em junho, a peregrinação é grande. A catedral que possui relíquias do Santo Antonio é considerada hoje Santuário da Igreja católica.

Você tem foto no monumento? Encaminhe para nosso e-mail contato@noamazonaseassim.com.br para criarmos uma galeria dos fãs.

Fonte: Escrito com apoio no texto da Ellza Souza – jornalista e escritora.

Curte nosso conteúdo?!

Receba as notícias diretamente no seu e-mail:

COMPARTILHAR

Comentários