Conheça quem foi Eduardo Ribeiro

981

Conheça agora a história de um personagem que dá seu nome a uma das mais importantes avenidas de Manaus, Eduardo Gonçalves Ribeiro, militar, jornalista e engenheiro nascido no Maranhão em 1862, filho de Maria Florinda da Conceição.
Estudou no Liceu Maranhense, na Escola Militar do Rio de Janeiro, graduando-se como oficial do exército e bacharel em ciências físicas e naturais em engenharia. Em 1887 foi deslocado para Manaus , servindo em Belém por alguns meses. Na capital amazonense atuou nas obras públicas  e na demarcação de terras, mas particularmente na política, tendo sido vice-governador, governador do Estado, deputado Estadual, presidente do poder legislativo, em dois mandatos.

Foi Senador da República por duas vezes e em nenhuma conseguiu o reconhecimento da Comissão de Poderes, por ação dos seus opositores.

Atuou na imprensa maranhense, particularmente no jornal “O Pensador”, que ajudou a afundar, ainda bastante jovem. Era um jornal popular e contrario a igreja católica. Do nome do jornal veio o apelido com o qual ficou conhecido.

Foi assassinado em Manaus, vitimado por crime político, em 14 de outubro de 1900, mas seus adversários divulgaram ter sido suicídio, hipótese que conseguiu mascarar sua história.

Conheça quem foi Eduardo Ribeiro
Conheça quem foi Eduardo Ribeiro

 

Comentários

comentários

Loading...