Designer amazonense receberá ‘Prêmio Internacional de Design Objeto: Brasil’ nesta segunda (23/5)

10

A designer amazonense Iuçana Mouco receberá, na noite desta segunda-feira (23/5), em São Paulo, o ‘Prêmio Internacional de Design Objeto: Brasil’. A premiação se refere a coleção ‘Arumã’, inspirada na técnica de tecelagem da fibra de Arumã, muito utilizada para confecção de utensílios domésticos por índios da região Amazônica.

Iuçana trabalha com design há mais de 10 anos e já participou de diversas exposições nacionais e internacionais, conquistando vários prêmios. A designer apresenta sempre a temática amazônica em seus produtos.

A etnia Kubeo tem destaque especial nessa coleção, a técnica representada pelo indígena Duda Gonçalves, que consiste em transformar o Arumã em uma trama delicada e simétrica, semelhante a um tecido. Duda é o único em sua região a reproduzir essa técnica como seus ancestrais.

A designer amazonense criou um conjunto de peças geométricas que mistura a fibra do Arumã, a prata, o cobre e o couro, inspirada no traçado indígena, pela técnica milenar do traçado, resultando em são joias que destacam a cultura tradicional da Amazônia.

Imagem de Divulgação
Imagem de Divulgação
Comentários com Facebook

Curte nosso conteúdo?!

Receba as notícias diretamente no seu e-mail: