FCecon volta a oferecer serviço de radioterapia interna - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Política

FCecon volta a oferecer serviço de radioterapia interna

Publicado

no

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) voltou a oferecer o serviço de braquiterapia – radioterapia interna em que o material radioativo é colocado dentro ou próximo à área a ser tratada – na própria sede. O atendimento para esse tipo de procedimento, que estava sendo prestado por uma clínica particular conveniada desde março de 2018, voltou a ser realizado na fundação na última quarta-feira (27/11).

O equipamento utilizado no serviço foi comprado pelo valor de R$ 715.790,97, por meio de um convênio entre a Secretaria Estadual de Saúde (Susam) e o Ministério da Saúde (MS), e repassado à FCecon.

O serviço aumentará a capacidade de atendimento de mulheres portadoras de câncer de colo uterino que necessitam de tratamento radioterápico interno. A doença é considerada a de maior incidência no estado entre o sexo feminino, dentre todos os tipos de câncer. A expectativa é que sejam atendidas, semanalmente, 50 mulheres.

LEIA TAMBÉM  Temer pode não terminar seu mandato vivo depois de ser diagnosticado com doença mortal

O equipamento de braquiterapia vai reforçar o parque tecnológico do serviço de Radioterapia da unidade hospitalar, referência na região Norte no tratamento de câncer. Atualmente, o hospital conta com três aparelhos de radioterapia externa, sendo um de cobalto e dois aceleradores lineares – doados pelo MS.

Zerar filas – Segundo o diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão, com o novo parque tecnológico o hospital irá zerar a fila do serviço de Radioterapia. Ele explicou que o paciente será encaminhado por outro setor ao serviço de Radioterapia e terá a consulta agendada em até 24 horas. “Existem protocolos de planejamento para o início do tratamento – uma semana –, todavia é normal em qualquer atendimento público ou privado”, disse.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Equipamento moderno – Conforme o médico radioterapeuta Leandro Baldino, o novo equipamento tem vida útil de 20 anos, sendo o mais moderno para esse tipo de tratamento terapêutico. Ele destacou que o material é de titânio, computadorizado, mais leve e de fácil manuseio, “o que proporciona segurança ao médico e ao paciente”, pontuou.

LEIA TAMBÉM  Socorro Guedes decide que José Melo fica no cargo até julgamento no TSE

A vantagem de oferecer a braquiterapia diretamente na FCecon, salientou Baldino, é o deslocamento, a agilidade no tratamento e o agendamento médico. “Antes, a paciente tinha que se deslocar até a clínica conveniada, o que não irá mais ocorrer. Bastará se dirigir de um setor ao outro e, assim, não haverá atraso no início do procedimento. Poderemos também oferecer a radioterapia interna paralelamente à externa. Com isso, melhoraremos o prognóstico e as chances de cura”, afirmou.

Primeira paciente – A primeira beneficiada pelo serviço foi Gilvanete Silva Santos, de 42 anos, que foi informada na última terça-feira (26/11) sobre a continuidade do tratamento contra o câncer na própria sede da FCecon. “Foi uma ótima notícia, uma vez que faço todos os outros procedimentos no hospital, e conheço os médicos e enfermeiros. Assim, será mais fácil dar continuidade ao tratamento”, comemorou.

LEIA TAMBÉM  Fiscalização autua posto de atendimento da Amazonas Energia

Gilvanete Santos contou que há um ano faz tratamento contra um câncer de colo de útero. Ela confessou que quando descobriu a doença estava grávida de dois meses, mas decidiu levar a gestação, apesar de conselhos contrários.

“Optei por iniciar o tratamento após o nascimento do meu filho, ainda fiz três sessões de quimioterapia. Hoje, ele está com sete meses e brincamos que o tratamento fez bem para ele, que está grande e saudável. Agradeço todo o cuidado e carinho dos profissionais da Fundação, em especial ao médico Higino Figueiredo que deu todo o apoio durante esse período”, agradeceu a paciente.

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon): Laís Motta (98825-1372) e Luís Mansueto (3655-4784 e 99103-0959) / Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (Susam): 3643-6304 e 98407-1699. E-mail: comunicacao@saude.am.gov.br.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou criador de conteúdo para a internet, formado em Biotecnologia e Pós-graduado em Marketing Publicidade e Propaganda. Um amante da fotografia e aspirante de YouTuber. Me siga nas redes sociais: @tahan_almeida .

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações