História do Bairro: Armando Mendes - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Memórias do Amazonas

História do Bairro: Armando Mendes

Publicado

no

Bairro Armando Mendes

O surgimento do bairro Armando Mendes, Zona Leste de Manaus, é marcado pela luta por terra e briga de poderes. Oficialmente fundado em 25 de agosto de 1987, o local recebeu este nome em homenagem ao pai do idealizador, o então governador Amazonino Mendes.
O local foi construído com o objetivo de ser um modelo de bairro, contudo tomou outro rumo devido aos moradores anteriores ao seu surgimento e aos invasores de terras. A ideia era abrigar neste novo residencial moradores de outras regiões, em especial realocar aqueles que moravam às margens dos igarapés da cidade.
Entretanto, durante a execução do projeto do bairro, invasores começaram a questionar a titularidade da região. De acordo com os registros, posseiros que moravam há mais de 30 anos no local eram expulsos por um grileiro identificado como Paulo Farias.
A história conta que no dia 5 de fevereiro, o suposto grileiro teria mandado capangas para agredir a irmã Helena – uma das líderes das ações coordenadas pela Igreja Católica – no momento em que as áreas eram invadidas.O resultado foi que, no fim do ano de 1987, o governador desapropriou toda a área em torno do “novo residencial”, ficando apenas os moradores mais antigos como posseiros das terras, porém sem a titularidade.

Bairro Armando Mendes

Bairro Armando Mendes


BAIRRO ATUALMENTE
Com mais de 20 mil habitantes, o bairro Armando Mendes sofre com a falta d’água há anos e, segundo moradores, desde sempre. O local tem posto policial, posto de saúde, escolas públicas e privadas, cursos de idioma, salões de beleza, comércios pequenos, feira que leva o nome do bairro e algumas áreas ainda não ocupadas, preservando o verde da floresta.
Como na grande maioria dos bairros desta zona da cidade, o transporte feito por  mototaxistas é frequente.
Apesar de possuir apenas três linhas de ônibus, a comunidade não reclama da falta de transporte devido aos micro-ônibus, chamados “amarelinhos”.
Além disso, o bairro possui quadras de futsal e de vôlei e dois campos de futebol. Há ainda uma associação que coordena os esportes no bairro, criada pelos próprios moradores.

LEIA TAMBÉM  Conheça a história do bairro de Flores através de documentos antigos e originais

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇...

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Continue Lendo
Publicidade Confira as últimas notícias do TCE-AM

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações