História do Bairro: Gilberto Mestrinho - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024

Memórias do Amazonas

História do Bairro: Gilberto Mestrinho

Publicado

no

História do Bairro: Gilberto Mestrinho

Iniciado com grande invasão de terras desde o ano de 2000, o bairro Gilberto Mestrinho tem uma década de existência, espraiando-se em direção às comunidades da Zona Leste, principalmente Grande Vitória, Novo Reino e outras.

De acordo com o historiado Gaitano Antonaccio, o bairro Gilberto Mestrinho está sendo formado por ocupantes que lá chegaram vindos de outras comunidades, colocando nas ruas nome de países e cidades da Europa e de outros continentes. São ruas sem asfaltamento, esburacadas, sem sarjetas, sem água encanada, onde a maioria não possui luz elétrica e outros benefícios básicos.

LEIA TAMBÉM  Tudo sobre o Ciclo da Borracha - dos primórdios até 1920

“Quem chega às ruas Roma, Suíça, Inglaterra, Barcelona e outras, irá perceber duas curiosidades: há uma confusão entre nome de países e de cidades, pois deveria ser uma coisa ou outra”, afirma o historiador.

O nome dado ao bairro, em homenagem ao senador Gilberto Mestrinho, tinha como objetivo sensibilizá-lo para que olhasse a situação dos ocupantes, na tentativa de forçar, como das vezes anteriores, uma desapropriação das terras. “Com a persistência dos conflitos, e atendendo o clamor dos moradores, o governador Amazonino Mendes decidiu intervir e autorizou a todos que permanecessem na área”, lembra Antonaccio.

LEIA TAMBÉM  UFAM - A primeira universidade do Brasil

Bairro Atualmente

Entretanto, apesar da autorização, o bairro continua sem muitos serviços púbicos. A água encanada somente em 2008 foi colocada nas residências, embora a sua distribuição continue sofrível. A luz tem sido da mesma forma. Algumas ruas continuam sem ligações e muitas são clandestinas, oferecendo perigos constantes às famílias.

Publicidade
Confira as últimas notícias do TCE-AM

Os católicos do bairro são em minoria, havendo mais igrejas evangélicas. A única igreja católica é a de Nossa Senhora do Rosário e está localizada nas proximidades da rua Vitória Régia, comunidade da Grande Vitória.

LEIA TAMBÉM  História do bairro: Colônia Antônio Aleixo

Considerando o crescimento desordenado da Zona Leste, onde os principais bairros de Manaus estão sendo construídos, certamente o poder público deverá ser chamado muito em breve para solucionar problemas de educação, lazer, estruturas de esporte, arruamentos novos, asfaltamento e saneamento básico, pois as ações do governo através do Prosamim, ainda levarão tempo para chegar ao bairro Gilberto Mestrinho.

 

Gilberto Mestrinho

Gilberto Mestrinho (Márcio Rodrigues)

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Continue Lendo
Publicidade Se inscreva em nosso canal

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Notícias da ALE-AM

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações