Moro condena Cunha à 15 anos de prisão - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Polícia

Moro condena Cunha à 15 anos de prisão

Publicado

no

Moro condena Cunha à 15 anos de prisão

O juiz federal Sergio Moro, responsável pelas ações da Operação Lava Jato na primeira instância, em Curitiba, condenou nesta quinta-feira o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) a quinze e quatro meses de prisão pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e evasão fraudulenta de divisas. O processo se refere ao pagamento de propina milionária que envolveu a compra do campo petrolífero de Benin, na África, pela Petrobras, em 2011.


O caso está nas mãos de Moro desde setembro de 2016, quando o ministro falecido do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki encaminhou o processo à Justiça de primeiro grau após Cunha ter o mandato cassado no plenário da Câmara dos Deputados. No mês seguinte, o juiz titular da 13ª Vara Federal do Paraná determinou a sua prisão preventiva — desde então, ele está preso em Curitiba.

LEIA TAMBÉM  Câmera de segurança registrou menina de 12 anos antes de desaparecer na última segunda (5)

Cunha é acusado de ser o beneficiário de 1,5 milhão de dólares por participação no esquema. De acordo com a denúncia da procuradoria, esse montante foi “ocultado” em repasses a contas no exterior em nome de offshores ou trusts que abasteciam os cartões de crédito internacionais usados pelo parlamentar e por seus familiares.

Segundo a investigação, a Petrobras pagou 34,5 milhões de dólares por 50% do bloco de exploração à Compagnie Béninoise des Hydrocarbures (CBH), que repassou 10 milhões de dólares a empresas do lobista João Augusto Henriques. Apontado como operador do PMDB na Petrobras, também preso e réu na Lava Jato, Henriques teria sido o responsável por repassar a propina milionária a Cunha.

LEIA TAMBÉM  Advogado é executado à tiros na porta de casa no bairro Aparecida em Manaus

Cunha sempre negou as acusações. Em interrogatório a Moro, ele explicou que o patrimônio que mantinha fora do país começou a ser construído no final dos anos 1980, quando, segundo ele, atuava no comércio internacional. “Os saldos foram crescendo à medida que eu fui tendo resultados no comércio exterior, eu fazia muita venda de produtos”, disse o ex-deputado.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Ele também manteve a versão que defendeu durante seu processo de cassação na Câmara sobre os trusts que mantinha no exterior: “o patrimônio não me pertencia mais a partir do momento da contratação [do trust]”. Indagado sobre por que não gastou o dinheiro dos trusts no Brasil, Cunha explicou que as contas no exterior funcionavam mais como uma “caderneta de poupanças” e que só as usou para fazer compras em viagens no exterior.

Eduardo Cunha condenado à 15 anos de prisão - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Eduardo Cunha condenado à 15 anos de prisão – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Fonte: Veja

LEIA TAMBÉM  Vídeo mostra o momento que o assaltante do Banco de Iranduba morre. Detalhe: Ex-PM

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações