• quarta-feira , 1 outubro 2014

Poluição dos igarapés

Creio que todos já tenham tomado banho de igarapé em Manaus ou fora de Manaus.

Mas você já viu como estão os nossos igarapés? Tem gente que passa todos os dias por algum igarapé é passa despercebido por ele. Mas não tem noção da riqueza que temos no Amazonas temos os maiores rios do mundo, isso mermo maninho o MAIOR RIO DO MUNDO é muitos nem querem saber se temos o maior rio do mundo ou não continuam jogando lixo nos igarapés de Manaus.

Ponte Sete de Setembro

Ponte Sete de Setembro

Essa é a triste realidade da nossa capital, cartão postal de Manaus á ponte Sete de Setembro, hoje tá assim tomada pelo lixo.

Globalização

Palavra bonita globalização, você sabe o que é isso? Não, vou lhe explicar maninho(a).

Origens da Globalização e suas Características

Globalização

Globalização

Muitos historiadores afirmam que este processo teve início nos séculos XV e XVI com as Grandes Navegações e Descobertas Marítimas. Neste contexto histórico, o homem europeu entrou em contato com povos de outros continentes, estabelecendo relações comerciais e culturais. Porém, a globalização efetivou-se no final do século XX, logo após a queda do  Socialismo no leste europeu e na União Soviética. O neoliberalismo, que ganhou força na década de 1970, impulsionou o processo de globalização econômica.

Com os mercados internos saturados, muitas empresas multinacionais buscaram conquistar novos mercados consumidores, principalmente dos países recém saídos do socialismo. A concorrência fez com que as empresas utilizassem cada vez mais recursos tecnológicos para baratear os preços e também para estabelecerem contatos comerciais e financeiros de forma rápida e eficiente. Neste contexto, entra a utilização da Internet, das redes de computadores, dos meios de comunicação via satélite etc.

Uma outra característica importante da globalização é a busca pelo barateamento do processo produtivo pelas indústrias. Muitas delas, produzem suas mercadorias em vários países com o objetivo de reduzir os custos. Optam por países onde a mão-de-obra, a matéria-prima e a energia são mais baratas. Um tênis, por exemplo, pode ser projetado nos Estados Unidos, produzido na China, com matéria-prima do Brasil, e comercializado em diversos países do mundo.

Mas maninho o que isso tem haver?

O que isso tem haver? Bom, após a globalização tem o consumismo e o lixo geraldo por ele, que acaba indo parar nos igarapés de Manaus como pneus, latas, pets e lixo orgênico.

Lixo no igarapé de Manaus

Lixo no igarapé de Manaus

 

Se não tomamos conscientização de não jogar lixo na rua já não será mais possivel tomar banho em nenhum igarapé de Manaus ou rio.

Povo mal educado ou mal orientado?

jogando lixo pela janela do carro

jogando lixo pela janela do carro

 

Existem diversas maneiras de ser saudável e viver positivamente. É certo que a consciência de cada um é que vai orientar seu comportamento em relação ao meio em que vive. E, convenhamos, não estamos entre os povos mais corretos, para não dizer educados, do mundo. Não pensem, por favor, que esteja generalizando. Existem pessoas ambientalmente corretas e educadas no Brasil, sim. Mas, sejamos sinceros, você realmente acha que a grande maioria do povo brasileiro está preocupada em jogar o lixo dentro do recipiente certo ou mesmo guardá-lo no carro para não atirá-lo na rua? Quando me mudei para uma capital fui morar em um bairro da zona norte. Sou testemunha do trabalho dos garis. Era impressionante o que eles enfrentavam. Varriam e lavavam a rua e em um curto período de tempo o local já estava sujo novamente. Não estou exagerando. Tenho certeza de que muitos veem o mesmo acontecer em outros lugares Areas de comercio ou praças públicas de Manaus. O mais impressionante era observar os transeuntes arremessarem o lixo nos locais há pouco limpos. Pior, olhando para os varredores e fazendo isso como se fosse a coisa mais natural do mundo. Quanto descaso! E a contribuição que os motoristas dão não é de forma alguma diferente. De latas de refrigerante e cerveja, garrafas de água, pontas de cigarro, papéis a restos de comida; tudo isso comumente é atirado pelas janelas dos carros, vamos da um basta nisso cidade otima para viver é uma cidade linda e com rios e igarapés limpos e locais públicos limpos também, eu sei que você alguma vez na vida já jogou lixo na rua, eu já joguei por não saber qual dano isso iria causar ao meio ambiente, mas quem sofre mais com isso são os nossos igarapés e rios. Que você precisa fazer comida, beber água, tomar banho, tá achando que á água vem da onde? Maninhos(as) vamos ter conscientização de não jogar lixo na rua.

 

Related Posts

2 Comments

  1. Thiago Wilson
    5 de agosto de 2013 at 22:58 - Reply

    ESTO ESTUDANDO SOBRE A POLUIÇÃO DOS IGARAPÉS

  2. THIAGO WILSON
    5 de agosto de 2013 at 19:01 - Reply

    SORTE PRA MIM E VC GANHE UM DEZ SÃO E TRABALHO

Leave A Comment

Current day month ye@r *