Programação dos Festejos de 2016 à Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira do AM

22

Nesta quinta feira (8) ocorre a comemoração do dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira do Amazonas.

Às 7h30, haverá missa presidida pelo bispo Dom Mário Pasqualotto, na Catedral. Os festejos seguirão até às 18h com a tradicional missa campal, que encerrará o evento.

De acordo com os organizadores, haverá ainda uma solenidade junto aos líderes e pastores de outras religiões que compõem o Comitê de Combate a Intolerância Religiosa no Estado do Amazonas, coordenada em parceria com a Secretaria do Estado da Justiça (Sejus).

A Catedral de Nossa Senhora da Conceição, localizada na avenida Sete de Setembro, no Centro, foi inaugurada em Manaus no ano de 1695, erguida por missionários carmelitas no entorno da então Fortaleza de São José da Barra do Rio Negro.

Programação

7h30 – Missa presidida por Dom Mário Pasqualotto
9h30 – Apresentação da Orquestra e Coral da UEA
10h – Missa presidida por Dom José Albuquerque
14h – Terço Mariano
15h30 – Ofício de Nossa Senhora
16h30 – Procissão
18h – Missa Campal de Encerramento

Trânsito 

A avenida Eduardo Ribeiro será interditada a partir das 22h desta quarta-feira (7) na esquina com a Sete de Setembro, para a montagem do palco da missa campal que será realizada no dia seguinte, quinta-feira (8) em homenagem à padroeira do Amazonas, N. Sra. da Conceição. Antes da missa, uma procissão percorrerá várias ruas do centro da cidade, com interdições temporárias no trânsito.

A procissão sairá às 15h da Catedral de Nossa Senhora da Conceição, a Igreja da Matriz. O trajeto inclui a Avenida Sete de Setembro, Joaquim Nabuco, Rua 10 de Julho (contra mão) e desce a avenida Eduardo Ribeiro, em direção ao palco da missa.

O trânsito não será interrompido nas vias ocupadas pela procissão. No momento da passagem dos fiéis haverá apenas interdições temporárias que serão monitoradas pelos agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans). Após a passagem dos fiéis, a via será liberada.

Imagem salva do incêndio da Matriz

A imagem da Nossa Senhora da Imaculada Conceição mais antiga do Amazonas, do período colonial, foi trazida pelos padres carmelitas em 1695, ficando na primeira capela construída na cidade, ao lado do Forte de São José. A santa foi salva do incêndio que destruiu a Matriz em 1850, onde atualmente é a Praça Nove de Novembro, no Centro. A imagem está atualmente no Museu da Catedral de Manaus.

A imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição é levada numa barca toda folheada a ouro / A Crítica
A imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição é levada numa barca toda folheada a ouro / A Crítica

Curte nosso conteúdo?!

Receba as notícias diretamente no seu e-mail:

Comentários