Sem bancada de deputados federais e senadores fortes para lutar pela ZFM, podemos dar adeus a milhares de postos de emprego - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Amazonas

Sem bancada de deputados federais e senadores fortes para lutar pela ZFM, podemos dar adeus a milhares de postos de emprego

Publicado

no

Pioneira no polo de concentrados da Zona Franca de Manaus, tendo, com o tempo, atraído outras empresas e fornecedores para o polo industrial, a fábrica de concentrados da Coca-Cola Brasil, ameaça deixar o Brasil, caso não recupere o subsídio concedido pelo Governo Federal.

O assunto foi abordado pelo deputado Serafim Corrêa (PSB), durante discurso no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), na manhã desta terça-feira (21), a partir de matéria publicada pela Folha de São Paulo.

LEIA TAMBÉM  Programa Mais Alfabetização inicia Processo Seletivo Simplificado para 245 vagas de Assistentes de Alfabetização Voluntário

“A Coca-Cola é a maior exportadora entre as empresas instaladas na Zona Franca de Manaus. A renúncia fiscal é o que segura a ZFM, essa foi a concepção do modelo. E essa renúncia vem sendo reduzida progressivamente, quando a Recofarma se instalou aqui a renúncia era de 40%, depois caiu para 20% e agora o Governo Federal reduziu para 4%. Ora, 4% de incentivo fiscal não atrai nenhuma empresa para Manaus, dada as dificuldades de logística, de transporte, de porto e aeroporto”, avaliou Serafim.

LEIA TAMBÉM  Empregos formais voltaram a subir no Amazonas

A advertência da empresa Coca-Cola ocorre quase três meses após o presidente da República Michel Temer (MDB) publicar decreto alterando a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de 20% para 4%. A renúncia fiscal concedida às empresas localizadas na ZFM está prevista em legislação para atrair desenvolvimento e empregos para a região.

A Coca-Cola na Zona Franca de Manaus / Foto : Divugação

“Entre produzir aqui e produzir no exterior, segundo a Folha, a Coca-Cola vai produzir no Uruguai, no Paraguai, vai produzir em outros países, e óbvio, as consequências da saída de uma empresa desse porte, será devastador. Isso revela a insegurança jurídica do nosso principal modelo de desenvolvimento. Eu lamento tudo isso e me manifesto em defesa do único modelo que temos e é ele que tem aguentado a economia do nosso estado”, concluiu Serafim.

Sem incentivo fiscal na ZFM, Coca-Cola ameaça deixar o país / Foto: Marcelo Araújo

Sem incentivo fiscal na ZFM, Coca-Cola ameaça deixar o país / Foto: Marcelo Araújo

Com informações da Assessoria do Deputado

LEIA TAMBÉM  Dia das Crianças: 95% dos consumidores pretendem ir às compras, revela pesquisa Fecomércio AM

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp
Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações