Show Amazônia Subterrânea: Thiago de Mello

22

O compositor carioca Thiago Thiago de Mello apresenta pela primeira vez em Manais, no palco do Teatro Amazonas, o show “Amazônia Subterrânea”, inteiramente dedicado às suas raízes Amazônicas. O espetáculo (já visto no Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Nova Iorque_ Mostra suas parcerias com músicos da nova cena carioca MPB, como Edu Kneipp, Frederico Demarca (Pietá) e Thiago Amud, além de canções feitas em parceria com o seu pai, o poeta Thiago de Mello, que será homenageado e fará participação especial no show, celebrando junto ao público seus 90 anos de vida e poesia. No show também serão lembradas canções do compositor Manduka (1952-2004), filho do poeta, irmão mais velho de Thiago Thiago e um dos tesouros mais bem escondido da música popular brasileira.

Show Amazônia Subterrânea: Thiago Thiago de Mello
Show Amazônia Subterrânea: Thiago Thiago de Mello

Apresentando um olhar contemporâneo sobre a tradição, Thiago Thiago de Mello é um dos compositores de destaque na nova cena de MPB do Rio de Janeiro. Já gravado e cantado por nomes como banda Pietà, Luiza Borges, Pedro Sá Moraes, André Muato, Marília Schanuel, Andreia Mota, entre outros, o compositordesenvolve uma mistura de Brasil amazônico, MPB e free-jazz que vem chamando a atenção do público e da crítica. Segundo o produtor Tim Wilkins, da WBGO, (talvez a mais importante estação derádio dedicada ao jazz nos Estados Unidos) Thiago Thiago de Mello “combina ricas tradições literárias do Brasil e ritmos de inspiração africana, como samba, forró e pagode, com jazz, rock e música eletrônica”.

A família paterna de Thiago – os Thiago de Mello, de Barreirinha, no interior do Amazonas – tem a música como tradição. Se seu bisavô e seu avô foram compositores bissextos, seu pai (o poeta Thiago deMello, parceiro de Pixinguinha, Monsueto e Ary Barroso), seu tio (Gaudêncio Thiago de Mello, 3 vezes indicado ao Prêmio Grammy) e seu irmão (Manduka, parceiro de Geraldo Vandré, Dominguinhos, Abel Silva, entre outros, um verdadeiro tesouro escondido da MPB) zeram da vocação uma profissão.

Nos últimos anos, Thiago Thiago – Doutor em Ciências Sociais e um dos roteiristas/apresentadores do Rádio Chama (que vai ao ar toda sexta-feira na Rádio Roquete Pinto, no Rio) – mergulhou fundo na poética e no imaginário da Amazônia, onde ele morou na infância e para onde viaja todos os anos extraindo de lá mitos, sonhos, histórias, lendas, devaneios e sonoridades que o ajudaram a compor de- zenas de músicas sobre o tema.

Para quem se interessa pela Amazônia e pelos hibridismos modernos, a música de Thiago Thiago de Mello – um carioca com alma de pajé – é como um rio que alaga e tudo transforma. Com ele estão conjugados os seres da mata e as sonoridades contemporâneas da cidade. O show, assim, promove uma viagem pra dentro de si e da imensidão da floresta.

Serviço

Show Amazônia Subterrânea

Local: Teatro Amazonas

Data: 20/08/2016

Horário: 20h

Entrada: R$ 30,00 (inteira) R$ 15,00 (meia)

Informações: (92) 991703583 (Wanessa Leal)

Show Amazônia Subterrânea: Thiago Thiago de Mello
Show Amazônia Subterrânea: Thiago Thiago de Mello

Comentários

comentários