URGENTE: Em resposta a ataque com armas químicas, EUA reagem e lançam dezenas de mísseis contra base militar na Síria

769

Horas após o presidente Donald Trump admitir retaliar a Síria pelas recentes ações do regime de Bashar al-Assad, o Exército lançou sua primeira incursão militar contra o governo durante a guerra civil. Dezenas de mísseis foram lançados contra a base militar de onde teria partido o ataque químico que deixou ao menos 86 mortos na segunda-feira. Espera-se um pronunciamento de Trump sobre a ação após um briefing pelo secretário de Defesa, James Mattis.

Trump admitiu buscar ações contra a Síria em entrevista a repórteres no Air Force One
Trump admitiu buscar ações contra a Síria em entrevista a repórteres no Air Force One

Segundo altos funcionários, o Exército lançou entre 40 e 70 mísseis Tomahawk mirando um único destino — Ash Sha’irat, na província de Homs, de onde informações de Inteligência apontam que veio o ataque químico. Foram atingidos a pista, aeronaves e depósitos de combustíveis, segundo a CNN.

Loading...

Esta é a ação militar mais dura do governo Trump. O governo de Barack Obama havia ameaçado rebater Assad militarmente após outros episódios de ataques químicos atribuídos ao regime, mas nunca concretizou as declarações.

Horas antes, a Rússia advertiu os Estados Unidos que pode ter “consequências negativas” se lançar uma ação militar contra a Síria, após uma reunião do Conselho de Segurança da ONU.

Comentários

comentários