Urgente: Mídia internacional alerta para presença de terrorista no Brasil

10

Uma companhia aérea sul-americana pediu a seus funcionários que estejam atentos a respeito de um ex presidiário de Guantánamo, preso em 2002 por suspeitas de ligações com Al Qaeda. Solto em 2014, o sírio Abu Wa’el Dhiab, passou 12 anos preso sem acusação depois de sua captura no Paquistão. Atualmente estava residindo no Uruguai.

As autoridades uruguaias investigaram o paradeiro de Abu e descobriram que o mesmo está visitando o Brasil, mas o governo brasileiro afirma que não existe registro de que Dhiab tenha entrado país.

Danilo Alves, porta voz da Aerolíneas colombiana Avianca em São Paulo, disse na segunda-feira a  The Associated Press, que um alerta foi emitido internamente a aos funcionários da empresa, com base nos dados de polícia federal que inclui uma antiterrorista e a qual linha aérea tem acesso, sem mais detalhes.

O alerta, cuja imagem difundida a nível interno foi publicada posteriormente por um site argentino de noticias Infobae, adverte aos colaboradores que Dhiab poderia estar utilizando um passaporte falso, e fazendo uso de muletas como disfarce, informação da polícia antiterrorista brasileira.

A vice-chanceler uruguaia, Belela Herrera, declarou um absurdo a informação que Abu seja um terrorista, já que ele possui uma cédula de identidade válida otorgada por pelo governo uruguaio, que lhe permite transladar-se a outros países.

Herrera, que foi vice-chanceler entre 2005 e 2008 e referencia em matéria de direitos, sustenta que Dhiab advertiu a seu círculo amigos em Montevideo que permaneceria incomunicável durante todo o mês sagrado do Ramadán na fronteira entre Uruguai e Brasil, donde existe uma comunidade muçulmana e mesquitas.

Dhiab é um dos seis ex presidiários de base americana em Cuba, que foram levados ao Uruguai no fim de 2014.

A Embaixada EUA no Uruguai disse que as autoridades americanas estavam “colaborando” com as autoridades brasileiras e uruguaias para localizar Dhiab.

Mas, de acordo com a agência de notícias brasileira Plus55.com, o sírio não foi visto desde 6 de Junho.

Abu Wa'el Dhiab, estaria no Brasil.
Abu Wa’el Dhiab, estaria no Brasil.

 

Comentários

comentários