10 alimentos que melhoram o humor

84

Existem três fatores que alteram o nosso humor: o biológico, o psicológico e o social. Pelo lado psicológico e social, temos que ajustar as coisas externas que acontecem conosco para que o nosso humor “volte para os eixos”, seja um novo emprego, fazer as pazes com aquele familiar, ou resolver qualquer tipo de problema. Às vezes aquela jogatina no cassino NetBet (visite o site) pode te dar a adrenalina e a emoção necessárias para você ficar de bom humor.

10 ALIMENTOS QUE MELHORAM O HUMOR
10 ALIMENTOS QUE MELHORAM O HUMOR

Já no lado biológico pode ser mais complexo, pois nosso humor também tem a ver com nossos hormônios e o quanto nosso cérebro está “regulado ou não”. Por essas razões, a ausência de serotonina, que é considerado o principal responsável pelo bom humor, pode deixar a gente com humor deprimido ou muito irritado.

Este lado pode ser atacado praticando atividades físicas, em especial aeróbicas como esteira ou bicicleta ergométrica e também na alimentação, sendo que os alimentos certos podem te ajudar a ter uma taxa hormonal normal e, desse modo, ser uma pessoa mais feliz.

Pensando nisso, decidimos selecionar 10 alimentos que melhoram o humor.

1 – FRUTAS

As frutas são ricas em triptofano que é um aminoácido que ajuda na produção de serotonina, hormônio conhecido pela sensação de bem estar. Tangerina, limão, abacate e melancia são excelentes opções para você melhorar o humor.

A Laranja é uma das melhores opções, já que contém ácido fólico e é rica em vitamina C, que promove melhor funcionamento do sistema nervosa, aumenta a disposição e ainda combate o estresse.

2 – OVOS

O ovo cozido é o segundo alimento mais nutritivo de nosso cardápio, perdendo apenas para o leite materno. Rica em vitaminas do complexo B, os ovos não só melhoram o humor, como também ajudam na sua concentração, memorização e ainda é uma rica fonte de proteína.

Além disso, ovos previnem o envelhecimento precoce, ajuda na manutenção da pele e do cabelo, deixando ambos mais bonitos e ainda deixa você saciado e sem fome por períodos de tempo mais longos.

3 – CHOCOLATE MEIO AMARGO

Considerado um vilão das dietas, se ele for utilizado do modo correto, pode trazer inúmeros benefícios a sua saúde, incluindo o emagrecimento. Assim como as frutas, ele também é rico em triptofano e, por ser rapidamente absorvido pelo corpo, promove a sensação de bem estar logo “de cara” e , por isso, muitas pessoas ficam viciadas em chocolate.

Também é rico em flavonoides que são antioxidantes que promovem benefícios ao coração, ajudam a controlar o colesterol e também combatem o aumento da pressão arterial. No entanto, apenas 30 gramas por dia é o suficiente, que é equivalente a “um quadrado” daquelas barras vendidas em supermercado.

4 – CARBOIDRATOS

Aqueles que fazem a dieta low-carb ou cetogênica tendem a ter períodos longos de mau humor justamente pela ausência dos carboidratos. Essa fonte, quando bem utilizada, ajuda a reduzir o estado deprimido e também estimula a produção de serotonina. No entanto, a ideia é comer carboidratos complexos, em geral, alimentos integrais.

5 – SOJA

Rica em magnésio, ela é ótima para energia às células e, consequentemente melhorar o humor. Além disso, ela reduz o risco de doenças cardiovasculares; reduz o colesterol ruim; previne trombose; fortalece os ossos; alivia sintomas da menopausa; previne diversos tipos de câncer e ajuda na produção de colágeno para deixar a pele mais bonita.

Para todos os benefícios, basta cerca de 85 gramas de soja cozida ou apenas 1 copo de leite diário.

Extrato de Soja

6 – AVEIA

Melhora o funcionamento do intestino e, consequentemente, combatem a ansiedade e a depressão. Também são excelente fontes de carboidrato de baixo índice glicêmico, ajuda no ganho massa magra e perda de massa gorda, melhora a saúde cardiovascular, diminui o colesterol, previne insuficiência cardíaca e ainda deixa e pele muito bonita.

7 – NOZES

Essas são excelentes fontes de ácidos graxos que ajudam na saúde dos ossos e auxiliam na perda de peso, caso usado com moderação. Além disso, são muito recomendados para combater o estresse.

8 – MEL

Este é considerado um dos melhroes alimentos para combater o humor, já que ele é um potente antibiótico natural e também é muito rico em triptofano, além de melhorar, e muito o sistema imunológico. Só tome cuidado com a quantidade, já que o mel é muito calórico.

9 – LEITE E IOGURTES

Ambos são ótimas fontes de cálcio,que ajudam a reduzir consideravelmente os níveis de irritabilidade, participando também de contrações musculares, e ainda regulariza a pressão arterial.

10 – FOLHAS VERDES

Quanto mais escura for a folha, melhor, já que elas possuem um alto nível de folato, que é uma importante vitamina do complexo B. Segundo pesquisas apontadas pela especialista Abykeyla Tosatti ao canal Minha Vida, pessoas deprimidas apresentam baixos níveis de vitamina B12, levando a diminuição do folato e o desequilíbrio do metabolismo dos neurotransmissores do cérebro associados ao controle do humor.

Comentários