10 Curiosidades do Carnaval de Manaus

342

O carnaval de Manaus é realizado através de vários eventos, dentre eles: as bandas de rua, desfile de escolas de samba, desfile de fantasias no Teatro Amazonas, bailes em salões e o Carnaboi.

Confira agora 10 Curiosidades sobre o carnaval manauara:

Imagem: Manaus Antiga
Imagem: Manaus Antiga
Loading...

– O primeiro desfile oficial de escolas de samba em Manaus ocorreu em 1947, sendo que a Escola de Samba Mixta da Praça 14 de Janeiro foi a campeã.

Imagem: Manaus Antiga
Imagem: Manaus Antiga

– Até 1979 os desfiles eram realizados na Avenida Eduardo Ribeiro. De 1980 a 1990 passou à Avenida Djalma Batista, na Zona Centro Sul.

Reprodução Youtube: GRES    Vitória Régia
Reprodução Youtube: GRES Vitória Régia

– O primeiro disco das escolas de samba de Manaus foi gravado em 1986 no Rio de Janeiro.

Imagem: Candiru
Imagem: Candiru

– Os sambas enredos das escolas de samba de Manaus eram gravados por puxadores do Rio de Janeiro.

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

 

– Omar Aziz, representante da Aparecida, foi um dos fundadores da Associação do Grupo Especial das Escolas de Samba de Manaus (AGEESMA) criada para organizar os desfiles de escolas de samba em Manaus. Foi fundada em 1991 por representantes de 4 grandes escolas da cidade, Getúlio Lobo (Sem Compromisso), Dauro Braga (Vitória Régia), Bosco Saraiva (Reino Unido) e Omar Aziz (Aparecida). Foi extinta em 2014.

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

– O compositor amazonense Paulo Onça ganhou um samba de enredo pelo Salgueiro em 1998, com o tema dos Bois de Parintins.

Imagem: Candiru
Imagem: Candiru

– A extinta Rede Manchete, foi a primeira emissora a transmitir os desfiles das escolas de samba em Manaus, entre 1994 a 1999. Sem verba para transmitir os carnavais do Rio de Janeiro e São Paulo, a Manchete optou transmitir o Carnaval de Manaus, com o patrocínio da Zona Franca.

Imagem: Seplan AM
Imagem: Seplan AM

– O Sambódromo de Manaus é o maior do gênero no Brasil, tem capacidade para mais de 100 mil pessoas e chegou a ser inaugurado 3 vezes.

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

– Uma das maiores rivalidades do carnaval manauara é entre Vitória Régia e Aparecida. A disputa entre as torcidas sempre é muito acirrada, como as batalhas pacificas de torcidas ocorridas em 1983, durante a apuração no Ginásio Renê Monteiro e em 1994, no Sambódromo.

ENSAIO TECNICO DA GREMIO RECREATIVO CARNAVALESCO ESCOLA DE SAMBA A GRANDE FAMILIA. FOTO: Winnetou Almeida
ENSAIO TECNICO DA GREMIO RECREATIVO CARNAVALESCO ESCOLA DE SAMBA A GRANDE FAMILIA.
FOTO: Winnetou Almeida

– Em 2012 a transmissão do carnaval de Manaus foi comprometida por problemas na transmissão e falhas técnicas em entre o sambódromo e seu parque gerador, o que deixou de transmitir parte do desfile das escola de samba do Carnaval de Manaus, iniciando as transmissões apenas depois de 7 horas do inicio do desfile.

Imagem: Blog Simão Pessoa
Imagem: Blog Simão Pessoa

 

Comentários

comentários