15 Curiosidades do Amazonas

12870

Separamos nesse post uma lista de 15 Curiosidades do Amazonas que a maioria dos amazonenses não sabiam! Após ler essa lista, sua vida nunca mais será a mesma!

Curiosidades do Amazonas
Curiosidades do Amazonas
  1. O Amazonas é o maior estado brasileiro com uma área de 1.570.745,680 km². Essa quilometragem o deixa na nona maior subdivisão mundial, sendo maior que as áreas da Alemanha, França, Reino Unido e Japão somadas.
  2. Pertencente à Região Norte do Brasil é maior que a área da Região Nordeste brasileira, com seus nove estados.
  3. No entanto, apenas dois de seus municípios possuem população acima de 100 mil habitantes: Manaus, a capital e sua maior cidade, que concentra cerca de 60% da população do estado, e Parintins.
  4. O nome Amazonas foi originalmente dado ao rio que banha o estado pelo capitão espanhol Francisco de Orellana, quando o desceu em todo o seu comprimento, em 1541. Afirmando ter encontrado uma tribo de índias guerreiras, com a qual teria lutado, e associando-as às Amazonas da mitologia grega, deu-lhes o mesmo nome.
  5. No entanto, segundo etimologia alternativa defendida pelo historiador Karl Lokotsch, o nome Amazonas √© de origem ind√≠gena, da palavra amassunu, que quer dizer “ru√≠do de √°guas, √°gua que retumba”.
  6. A economia do estado √© baseada na ind√ļstria, no extrativismo, minera√ß√£o e pesca. Em rela√ß√£o ao extrativismo, grande impulso na vida econ√īmica e na coloniza√ß√£o da regi√£o amaz√īnica foi dado com a explora√ß√£o do l√°tex, durante o ciclo da borracha.
  7. Grande parte de seu território é ocupado por reserva florística e pela água. O acesso à região é feito principalmente por via fluvial ou aérea.
  8. A quase totalidade do Estado est√° compreendida na plan√≠cie amaz√īnica, sendo que 97% est√£o nas chamadas “terras firmes” e 3% nas ‚Äúv√°rzeas‚ÄĚ.
  9. Sua extensa vegeta√ß√£o forma a maior floresta tropical √ļmida do mundo: a Hileia Amaz√īnica.
  10. Amazonas, Negro, Solim√Ķes, Purus, Madeira, Juru√°, I√ß√°, Uaup√©s e Japur√° s√£o seus rios principais.
  11. Na Regi√£o Amaz√īnica s√£o encontrados o Parque Nacional da Amaz√īnia, o Parque Nacional do Ja√ļ e o Parque Ecol√≥gico de Janauari.
  12. Do seu território extraem-se borracha, castanha do pará, cacau, essência de pau-rosa, o óleo de copaíba, guaraná natural (com produção para exportação), mandioca, milho e feijão. A juta e a pimenta-do-reino, levadas pela imigração japonesa, são hoje importantes produtos de exportação..
  13. O artesanato é variado e de destaque, com muita influência da cultura indígena. Em geral usam-se elementos da floresta como contas, sementes e cipós. Atualmente vem se aprimorando com vários elementos da floresta sendo incorporados a jóias, as chamadas biojóias.
  14. No Amazonas se encontra a maior diversidade de frutas do mundo, entre as mais conhecidas est√£o o a√ßa√≠, o cupua√ßu, a graviola e o ara√ß√°-boi, esta √ļltima bastante apreciada pelo mercado internacional, servindo para se transformar em um alimento probi√≥tico chamado de Streptococcus salivares subsp.
  15. A culin√°ria tem sua base na mandioca, influ√™ncia ind√≠gena que trouxe as t√©cnicas de plantio e cultivo. A mandioca acaba transformando-se em farinha-d’√°gua, beijus, pir√Ķes e mingaus. Alguns pratos t√≠picos amazonenses s√£o: o pato no tucupi, o tacac√° e a caldeirada de tambaqui entre muitos outros.

Coment√°rios