15 Curiosidades do Amazonas

9356

Separamos nesse post uma lista de 15 Curiosidades do Amazonas que a maioria dos amazonenses não sabiam! Após ler essa lista, sua vida nunca mais será a mesma!

Curiosidades do Amazonas
Curiosidades do Amazonas
  1. O Amazonas é o maior estado brasileiro com uma área de 1.570.745,680 km². Essa quilometragem o deixa na nona maior subdivisão mundial, sendo maior que as áreas da Alemanha, França, Reino Unido e Japão somadas.
  2. Pertencente à Região Norte do Brasil é maior que a área da Região Nordeste brasileira, com seus nove estados.
  3. No entanto, apenas dois de seus municípios possuem população acima de 100 mil habitantes: Manaus, a capital e sua maior cidade, que concentra cerca de 60% da população do estado, e Parintins.
  4. O nome Amazonas foi originalmente dado ao rio que banha o estado pelo capitão espanhol Francisco de Orellana, quando o desceu em todo o seu comprimento, em 1541. Afirmando ter encontrado uma tribo de índias guerreiras, com a qual teria lutado, e associando-as às Amazonas da mitologia grega, deu-lhes o mesmo nome.
  5. No entanto, segundo etimologia alternativa defendida pelo historiador Karl Lokotsch, o nome Amazonas é de origem indígena, da palavra amassunu, que quer dizer “ruído de águas, água que retumba”.
  6. A economia do estado é baseada na indústria, no extrativismo, mineração e pesca. Em relação ao extrativismo, grande impulso na vida econômica e na colonização da região amazônica foi dado com a exploração do látex, durante o ciclo da borracha.
  7. Grande parte de seu território é ocupado por reserva florística e pela água. O acesso à região é feito principalmente por via fluvial ou aérea.
  8. A quase totalidade do Estado está compreendida na planície amazônica, sendo que 97% estão nas chamadas “terras firmes” e 3% nas “várzeas”.
  9. Sua extensa vegetação forma a maior floresta tropical úmida do mundo: a Hileia Amazônica.
  10. Amazonas, Negro, Solimões, Purus, Madeira, Juruá, Içá, Uaupés e Japurá são seus rios principais.
  11. Na Região Amazônica são encontrados o Parque Nacional da Amazônia, o Parque Nacional do Jaú e o Parque Ecológico de Janauari.
  12. Do seu território extraem-se borracha, castanha do pará, cacau, essência de pau-rosa, o óleo de copaíba, guaraná natural (com produção para exportação), mandioca, milho e feijão. A juta e a pimenta-do-reino, levadas pela imigração japonesa, são hoje importantes produtos de exportação..
  13. O artesanato é variado e de destaque, com muita influência da cultura indígena. Em geral usam-se elementos da floresta como contas, sementes e cipós. Atualmente vem se aprimorando com vários elementos da floresta sendo incorporados a jóias, as chamadas biojóias.
  14. No Amazonas se encontra a maior diversidade de frutas do mundo, entre as mais conhecidas estão o açaí, o cupuaçu, a graviola e o araçá-boi, esta última bastante apreciada pelo mercado internacional, servindo para se transformar em um alimento probiótico chamado de Streptococcus salivares subsp.
  15. A culinária tem sua base na mandioca, influência indígena que trouxe as técnicas de plantio e cultivo. A mandioca acaba transformando-se em farinha-d’água, beijus, pirões e mingaus. Alguns pratos típicos amazonenses são: o pato no tucupi, o tacacá e a caldeirada de tambaqui entre muitos outros.

Comentários

comentários

COMPARTILHAR
AnteriorFeijoada Beneficente no Bairro Presidente Vargas
PróximoTemporal com granizo atinge Manaus
Divulgamos em nosso site conteúdos ricos de textos, fotos e vídeos sobre temas amazônicos, nossas belezas naturais, nossa cultura ribeirinha, às vezes notícias frutos de estudos e artigos científicos, além dos já conhecidos assuntos meramente cômicos, notícias, fotos, tirinhas, passatempos e vídeos engraçados; sempre com uma linguagem bem humorada – como pensamos que deve ser o verdadeiro entretenimento.