Inicial Entretenimento Curiosidades 15 Curiosidades do Amazonas

15 Curiosidades do Amazonas

3 minuto de leitura
0
77

Separamos nesse post uma lista de 15 Curiosidades do Amazonas que a maioria dos amazonenses não sabiam! Após ler essa lista, sua vida nunca mais será a mesma!

Curiosidades do Amazonas
Curiosidades do Amazonas
  1. O Amazonas é o maior estado brasileiro com uma área de 1.570.745,680 km². Essa quilometragem o deixa na nona maior subdivisão mundial, sendo maior que as áreas da Alemanha, França, Reino Unido e Japão somadas.
  2. Pertencente à Região Norte do Brasil é maior que a área da Região Nordeste brasileira, com seus nove estados.
  3. No entanto, apenas dois de seus municípios possuem população acima de 100 mil habitantes: Manaus, a capital e sua maior cidade, que concentra cerca de 60% da população do estado, e Parintins.
  4. O nome Amazonas foi originalmente dado ao rio que banha o estado pelo capitão espanhol Francisco de Orellana, quando o desceu em todo o seu comprimento, em 1541. Afirmando ter encontrado uma tribo de índias guerreiras, com a qual teria lutado, e associando-as às Amazonas da mitologia grega, deu-lhes o mesmo nome.
  5. No entanto, segundo etimologia alternativa defendida pelo historiador Karl Lokotsch, o nome Amazonas é de origem indígena, da palavra amassunu, que quer dizer “ruído de águas, água que retumba”.
  6. A economia do estado é baseada na indústria, no extrativismo, mineração e pesca. Em relação ao extrativismo, grande impulso na vida econômica e na colonização da região amazônica foi dado com a exploração do látex, durante o ciclo da borracha.
  7. Grande parte de seu território é ocupado por reserva florística e pela água. O acesso à região é feito principalmente por via fluvial ou aérea.
  8. A quase totalidade do Estado está compreendida na planície amazônica, sendo que 97% estão nas chamadas “terras firmes” e 3% nas “várzeas”.
  9. Sua extensa vegetação forma a maior floresta tropical úmida do mundo: a Hileia Amazônica.
  10. Amazonas, Negro, Solimões, Purus, Madeira, Juruá, Içá, Uaupés e Japurá são seus rios principais.
  11. Na Região Amazônica são encontrados o Parque Nacional da Amazônia, o Parque Nacional do Jaú e o Parque Ecológico de Janauari.
  12. Do seu território extraem-se borracha, castanha do pará, cacau, essência de pau-rosa, o óleo de copaíba, guaraná natural (com produção para exportação), mandioca, milho e feijão. A juta e a pimenta-do-reino, levadas pela imigração japonesa, são hoje importantes produtos de exportação..
  13. O artesanato é variado e de destaque, com muita influência da cultura indígena. Em geral usam-se elementos da floresta como contas, sementes e cipós. Atualmente vem se aprimorando com vários elementos da floresta sendo incorporados a jóias, as chamadas biojóias.
  14. No Amazonas se encontra a maior diversidade de frutas do mundo, entre as mais conhecidas estão o açaí, o cupuaçu, a graviola e o araçá-boi, esta última bastante apreciada pelo mercado internacional, servindo para se transformar em um alimento probiótico chamado de Streptococcus salivares subsp.
  15. A culinária tem sua base na mandioca, influência indígena que trouxe as técnicas de plantio e cultivo. A mandioca acaba transformando-se em farinha-d’água, beijus, pirões e mingaus. Alguns pratos típicos amazonenses são: o pato no tucupi, o tacacá e a caldeirada de tambaqui entre muitos outros.

Comentários

Carregue Mais Notícias Relacionadas

3 Comentários

  1. Jéssica Nogueira

    26 de fevereiro de 2014 às 02:09

    mandioca é o [email protected]%*($# o nome é macaxeira p)*&$#

  2. Paulo Henrique Martins Dos Santos

    26 de fevereiro de 2014 às 02:28

    Pois é, e não é mais Castanha do Pará ou do Amazonas e sim Castanha do Brasil !

  3. Rai Nogueira

    26 de fevereiro de 2014 às 19:41

    como é que é? desde quando o pato no tucupi e tacacá são comidas típicas de amazonense? nunca foram, se ainda fosse um peixe cozido, tambaqui assado aí sim… vc tá de muita zoação falou muita merda, quase tudo que foi dito estudamos no ensino fundamental e médio, e o restante são informações equivocadas como por ex: mandioca.. no AMAZONAS isso é macaxeira ô zé ruela

Deixe uma resposta