19 de abril dia do índio

1402

Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas por que foi escolhido o 19 de abril?

Resumo sobre o dia do índio
Resumo sobre o dia do índio

Em 19 de abril de 1940 essa data foi escolhida por delegados de quatro países – em assembleia no 1º Congresso Indigenista Interamericano, no México – como o Dia do Índio. De acordo com o site do Museu do Índio, a data seria dedicada ao “estudo do problema do índio atual pelas diversas instituições de ensino”.

Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.

19 de abril foi o 1º Congresso Indigenista Interamericano, em 1940, no México .
19 de abril foi o 1º Congresso Indigenista Interamericano, em 1940, no México .

No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

A cultura indígena é parte fundamental no início da colonização do país. No Amazonas a cultura indígena tem forte presença na alimentação, costumes, características físicas e línguas. No Brasil existe cerca de 180 línguas indígenas e, de acordo com o senso de 2010, os índios são quase um milhão de habitantes espalhados por todo o Brasil.

E por isso é bastante estranho, que em pleno século XXI, os índios precisem “invadir” o plenário da Câmara para serem ouvidos – em um protesto contra o retrocesso das leis, que através da PEC 215, entre outras coisas, retira do Executivo e transfere para o Congresso Nacional a prerrogativa de criar e de alterar as terras indígenas – e terem os seus direitos respeitados.

Ou que tenha que ser expulsos com extrema violência do Museu do Índio pois vão demoli-lo para a construção de um local à ordem da FIFA que nada tem a ver com a cultura do Brasil, mas que escolheu a terra tupiniquim pra sediar o maior circo esportivo do mundo, e os índios que se lasquem mais uma vez.

Se você vier ao Amazonas, você será capaz de presenciar alguns rituais indígenas em aldeias próximas de Manaus, existe já um pacote turístico especializado para isso, as vezes, os índios entram até na justiça para conseguir o dinheiro de suas apresentações. As coisas tendem a ficar cada vez mais capitalistas e claro que eles não são bestas…

Foto : Anfremon D'Amazonas
Foto : Anfremon D’Amazonas

Comemorações e Importância da data

Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os municípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.

Existem várias escolas que comemoram o día do índio.
Existem várias escolas que comemoram o día do índio.

Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.

A globalização chegou!! Costumamos dizer que o que vocês chamam de tecnologia nós chamamos de artesanatos. No Polo Industrial de Manaus (PIM) são fabricados a maioria dos componentes eletrônicos que abastecem o Brasil inteiro, basta você procurar uma gaiovata nos seus eletrodomésticos que terá “Produzindo na Zona Franca de Manaus”. E claro, que os índios possuem os seus artesanatos também.

Globalização já tomou conta das tribos amazônicas foto : Anfremon D'Amazonas
Globalização já tomou conta das tribos amazônicas
foto : Anfremon D’Amazonas

Comentários

comentários

Loading...