19 de abril dia do índio

1603

Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do √ćndio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Get√ļlio Vargas, atrav√©s do decreto lei n√ļmero 5.540. Mas por que foi escolhido o 19 de abril?

Resumo sobre o dia do índio
Resumo sobre o dia do índio

Em 19 de abril de 1940 essa data foi escolhida por delegados de quatro pa√≠ses – em assembleia no 1¬ļ Congresso Indigenista Interamericano, no M√©xico – como o Dia do √ćndio. De acordo com o site do Museu do √ćndio, a data seria dedicada ao ‚Äúestudo do problema do √≠ndio atual pelas diversas institui√ß√Ķes de ensino‚ÄĚ.

Al√©m de contar com a participa√ß√£o de diversas autoridades governamentais dos pa√≠ses da Am√©rica, v√°rios l√≠deres ind√≠genas deste continente foram convidados para participarem das reuni√Ķes e decis√Ķes. Por√©m, os √≠ndios n√£o compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreens√≠vel, pois os √≠ndios h√° s√©culos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos ‚Äúhomens brancos‚ÄĚ.

19 de abril foi o 1¬ļ Congresso Indigenista Interamericano, em 1940, no M√©xico .
19 de abril foi o 1¬ļ Congresso Indigenista Interamericano, em 1940, no M√©xico .

No entanto, ap√≥s algumas reuni√Ķes e reflex√Ķes, diversos l√≠deres ind√≠genas resolveram participar, ap√≥s entenderem a import√Ęncia daquele momento hist√≥rico. Esta participa√ß√£o ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do √ćndio.

A cultura indígena é parte fundamental no início da colonização do país. No Amazonas a cultura indígena tem forte presença na alimentação, costumes, características físicas e línguas. No Brasil existe cerca de 180 línguas indígenas e, de acordo com o senso de 2010, os índios são quase um milhão de habitantes espalhados por todo o Brasil.

E por isso √© bastante estranho, que em pleno s√©culo XXI, os √≠ndios precisem ‚Äúinvadir‚ÄĚ o plen√°rio da C√Ęmara para serem ouvidos – em um protesto contra o retrocesso das leis, que atrav√©s da PEC 215, entre outras coisas, retira do Executivo e transfere para o Congresso Nacional a prerrogativa de criar e de alterar as terras ind√≠genas – e terem os seus direitos respeitados.

Ou que tenha que ser expulsos com extrema viol√™ncia do Museu do √ćndio pois v√£o demoli-lo para a constru√ß√£o de um local √† ordem da FIFA que nada tem a ver com a cultura do Brasil, mas que escolheu a terra tupiniquim pra sediar o maior circo esportivo do mundo, e os √≠ndios que se lasquem mais uma vez.

Se voc√™ vier ao Amazonas, voc√™ ser√° capaz de presenciar alguns rituais ind√≠genas em aldeias pr√≥ximas de Manaus, existe j√° um pacote tur√≠stico especializado para isso, as vezes, os √≠ndios entram at√© na justi√ßa para conseguir o dinheiro de suas apresenta√ß√Ķes. As coisas tendem a ficar cada vez mais capitalistas e claro que eles n√£o s√£o bestas…

Foto : Anfremon D'Amazonas
Foto : Anfremon D’Amazonas

Comemora√ß√Ķes e Import√Ęncia da data

Neste dia do ano ocorrem v√°rios eventos dedicados √† valoriza√ß√£o da cultura ind√≠gena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura ind√≠gena, os museus fazem exposi√ß√Ķes e os munic√≠pios organizam festas comemorativas. Deve ser tamb√©m um dia de reflex√£o sobre a import√Ęncia da preserva√ß√£o dos povos ind√≠genas, da manuten√ß√£o de suas terras e respeito √†s suas manifesta√ß√Ķes culturais.

Existem várias escolas que comemoram o día do índio.
Existem várias escolas que comemoram o día do índio.

Devemos lembrar tamb√©m, que os √≠ndios j√° habitavam nosso pa√≠s quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminui√ß√£o das popula√ß√Ķes ind√≠genas. Este processo ainda ocorre, pois com a minera√ß√£o e a explora√ß√£o dos recursos naturais, muitos povos ind√≠genas est√£o perdendo suas terras.

A globaliza√ß√£o chegou!! Costumamos dizer que o que voc√™s chamam de tecnologia n√≥s chamamos de artesanatos. No Polo Industrial de Manaus (PIM) s√£o fabricados a maioria dos componentes eletr√īnicos que abastecem o Brasil inteiro, basta voc√™ procurar uma gaiovata nos seus eletrodom√©sticos que ter√° “Produzindo na Zona Franca de Manaus”. E claro, que os √≠ndios possuem os seus artesanatos tamb√©m.

Globaliza√ß√£o j√° tomou conta das tribos amaz√īnicas foto : Anfremon D'Amazonas
Globaliza√ß√£o j√° tomou conta das tribos amaz√īnicas
foto : Anfremon D’Amazonas

Coment√°rios