1ª edição da manifestação cultural “Expressão Mulher”

5

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) vai encerrar o mês de aniversário dos 11 anos da Lei Maria da Penha com a 1ª edição da manifestação cultural “Expressão Mulher”, com a apresentação da cantora amazonense Cinara Nery, no projeto Tacacá na Bossa da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) no dia 30 de agosto, quarta-feira, às 19h no Largo São Sebastião, Centro de Manaus.

Além do repertório da versátil artista, Cinara Nery, que vai apresentar canções como Pagu (Rita Lee), Feminina (Joyce), Maria Maria (Milton Nascimento), Lamento de Raça (Clara Nunes), Quem te viu e quem te vê (Chico Buarque), entre outras, mais intervenções vão acontecer na noite cultural como a declamação masculina do cordel Maria da Penha de autoria do artista Tião Simpatia; o monólogo curto “A dor negra”; do cover da artista Carmem Miranda; a declamação poética “Marca da Mulher” e das interpretações musicais que exaltam o feminino como “Uma nova mulher” (Simone).

O coral da Escola Estadual Sólon de Lucena, também, vai ter uma participação especial no show.

Loading...

“Um dos papéis da mulher no cenário cultural é de alertar. É de fazer a sociedade refletir sobre a sua posição no mundo. Através da música, meu instrumento de trabalho, toco o coração das pessoas e as sensibilizo a respeito da importância da mulher para esse mundo. E a luta contra a violência a mulher, deve ser de toda a sociedade. Não podemos nos omitir ou ignorar essa barbárie”, expõe Cinara.

A Expressão Mulher vem para fortalecer o combate a violência contra a mulher, popularizar a Lei nº 11.340, conhecida como Maria da Penha que coíbe a violência doméstica e familiar contra a mulher e pune os agressores e; sensibilizar a sociedade quanto ao tema através de intervenções culturais.

“O objetivo dessa ação é levantar a questão do combate a violência numa linguagem que chame a atenção da população, a faça refletir e participar. Nada melhor do que através da música, do teatro, da poesia e de outras representações culturais. Neste ano o foco é “A representação da mulher na mídia” que a olhos vistos, os meios de comunicação, de publicidade e propaganda se utilizam da imagem para relacioná-la a conceitos ligados à sensualidade, subserviência, beleza física, vaidade e superficialidade, fato que fortalece subjetiva e subliminarmente a violência. A Cinara é uma forte expressão feminina no meio artístico, respeitada, tem uma legião de fãs no Amazonas e veio somar conosco nessa caminhada pelo fim dos crimes contra a mulher”, explica a titular da Sejusc, Graça Prola.

A cantora Cinara Nery se apresenta com sua banda completa, que é composta por Willians Fonseca Solano, conhecido como Tiozinho (teclados), Bernardo Lameiras (contrabaixo) e Josias (bateria/percussão).

1ª edição da manifestação cultural “Expressão Mulher” / Divulgação
1ª edição da manifestação cultural “Expressão Mulher” / Divulgação

Com informações da Assessoria

Comentários

comentários