20 coisas sobre Manaus que ninguém te contará

2078

Manaus, a capital do Amazonas, é uma cidade enigmática. Desde a sua fundação, a cidade sempre ficou dividida entre as raízes indígenas, o colonialismo europeu e a paixão americana por tendências e mercado.

Contar sobre esses tr√™s pontos √© contar sobre Manaus. Por isso, preparei uma lista especial para que voc√™ possa ter uma ideia melhor sobre Manaus e curiosidades sobre a “Cidade Sorriso”.

Vista aérea da Ponta Negra em Manaus / Foto : Divulgação
Vista aérea da Ponta Negra em Manaus / Foto : Divulgação

 

  1. Manaus j√° foi chamada de Cidade da Barra do Rio Negro e Manaos.
  2. O nome Manaus derivou da tribo dos mana√≥s, antigos habitantes da regi√£o amaz√īnica.
  3. A região metropolitana de Manaus é a sexta maior do Brasil e a primeira do Norte.
  4. Manaus √© uma das cidades brasileiras mais conhecidas no exterior. N√£o √© sem motivo que √© o 10¬ļ maior destino tur√≠stico do pa√≠s.
  5. Manaus é a sexta cidade mais rica do Brasil.
  6. A popula√ß√£o local ultrapassa os 1,9 milh√Ķes de habitantes. Na regi√£o metropolitana vivem 2,3 milh√Ķes.
  7. Os nascidos em Manaus s√£o chamados de manauenses ou manauaras.
  8. Uma das atra√ß√Ķes de Manaus √© o encontro das √°guas, na qual o Rio Negro (escuro) com o Rio Solim√Ķes (claro) correm paralelamente sem se “cruzarem”.
  9. Apenas 5% dos peixes comercializados em Manaus são do Rio de Negro. A explicação está na sua água, mais ácida e pobre em nutrientes do que os demais rios da região.
  10. Manaus foi considerada pela revista America Economia uma das 50 melhores cidades da América Latina para negócios.
  11. O maior porto fluvial em volume de cargas do Brasil é o de Manaus. Um detalhe: ele foi construído sobre imensas boias para não inundar durante as cheias da região.
  12. A Zona Franca de Manaus abriga 430 empresas, a maioria de produtos eletr√īnicos.
  13. Graças à Zona Franca, Manaus arrecada 60% dos impostos da região Norte.
  14. Com 681 lugares, o Teatro Amazonas foi construído na Europa e trazido de navio para Manaus.
  15. O prato típico de Manaus (e de toda a região) é o tacacá. A paixão pelo manauense pelo tacacá é tamanha que a iguaria é vendida até em banquinhas de rua.
  16. N√£o s√£o todos os brasileiros que sabem que Manaus possui praias. Mas √© isso mesmo: assim como outras cidades do Norte, a capital amazonense possui praias de √°gua doce. Quatro bons exemplos de ‚Äúpraias de rio‚ÄĚ s√£o Ponta Negra, Praia da Lua, Praia Dourada e Praia do Tup√©.
  17. Apesar da enorme quantidade de √°gua que cerca Manaus, n√£o √© f√°cil de “pescar” dentro de Manaus. Voc√™ provavelmente ir√° para algum ponto na regi√£o metropolitana mais prop√≠cio.
  18. Talvez você não encontre índios caminhando normalmente por Manaus. Com sorte, você pode encontrá-los na região metropolitana através de passeios, ou mesmo, em eventos específicos.
  19. Voc√™ poder√° encontrar on√ßas, anacondas e jacar√©s-a√ß√ļs em Manaus SIM. Dentro do zool√≥gico. Ali√°s, at√© peixe-boi voc√™ poder√° encontrar em Manaus (Dentro do Bosque da Ci√™ncia). Com sorte, voc√™ encontra at√© esquilos em Manaus (Dentro do Adolpho Ducke ou do Campus da Universidade Federal)
  20. Em Manaus as pessoa são muito sorridentes, não estranhe. Só quem não é tão sorridente são as atendentes. Não a toa que Manaus figura entre as piores cidades do Brasil em atendimento.

 

Se você lembrou de mais uma curiosidade e gostaria de compartilhar conosco, deixe nos comentários!

Coment√°rios