20 coisas sobre Manaus que ninguém te contará

1567

Manaus, a capital do Amazonas, é uma cidade enigmática. Desde a sua fundação, a cidade sempre ficou dividida entre as raízes indígenas, o colonialismo europeu e a paixão americana por tendências e mercado.

Contar sobre esses três pontos é contar sobre Manaus. Por isso, preparei uma lista especial para que você possa ter uma ideia melhor sobre Manaus e curiosidades sobre a “Cidade Sorriso”.

Vista aérea da Ponta Negra em Manaus / Foto : Divulgação
Vista aérea da Ponta Negra em Manaus / Foto : Divulgação

 

  1. Manaus já foi chamada de Cidade da Barra do Rio Negro e Manaos.
  2. O nome Manaus derivou da tribo dos manaós, antigos habitantes da região amazônica.
  3. A região metropolitana de Manaus é a sexta maior do Brasil e a primeira do Norte.
  4. Manaus é uma das cidades brasileiras mais conhecidas no exterior. Não é sem motivo que é o 10º maior destino turístico do país.
  5. Manaus é a sexta cidade mais rica do Brasil.
  6. A população local ultrapassa os 1,9 milhões de habitantes. Na região metropolitana vivem 2,3 milhões.
  7. Os nascidos em Manaus são chamados de manauenses ou manauaras.
  8. Uma das atrações de Manaus é o encontro das águas, na qual o Rio Negro (escuro) com o Rio Solimões (claro) correm paralelamente sem se “cruzarem”.
  9. Apenas 5% dos peixes comercializados em Manaus são do Rio de Negro. A explicação está na sua água, mais ácida e pobre em nutrientes do que os demais rios da região.
  10. Manaus foi considerada pela revista America Economia uma das 50 melhores cidades da América Latina para negócios.
  11. O maior porto fluvial em volume de cargas do Brasil é o de Manaus. Um detalhe: ele foi construído sobre imensas boias para não inundar durante as cheias da região.
  12. A Zona Franca de Manaus abriga 430 empresas, a maioria de produtos eletrônicos.
  13. Graças à Zona Franca, Manaus arrecada 60% dos impostos da região Norte.
  14. Com 681 lugares, o Teatro Amazonas foi construído na Europa e trazido de navio para Manaus.
  15. O prato típico de Manaus (e de toda a região) é o tacacá. A paixão pelo manauense pelo tacacá é tamanha que a iguaria é vendida até em banquinhas de rua.
  16. Não são todos os brasileiros que sabem que Manaus possui praias. Mas é isso mesmo: assim como outras cidades do Norte, a capital amazonense possui praias de água doce. Quatro bons exemplos de “praias de rio” são Ponta Negra, Praia da Lua, Praia Dourada e Praia do Tupé.
  17. Apesar da enorme quantidade de água que cerca Manaus, não é fácil de “pescar” dentro de Manaus. Você provavelmente irá para algum ponto na região metropolitana mais propício.
  18. Talvez você não encontre índios caminhando normalmente por Manaus. Com sorte, você pode encontrá-los na região metropolitana através de passeios, ou mesmo, em eventos específicos.
  19. Você poderá encontrar onças, anacondas e jacarés-açús em Manaus SIM. Dentro do zoológico. Aliás, até peixe-boi você poderá encontrar em Manaus (Dentro do Bosque da Ciência). Com sorte, você encontra até esquilos em Manaus (Dentro do Adolpho Ducke ou do Campus da Universidade Federal)
  20. Em Manaus as pessoa são muito sorridentes, não estranhe. Só quem não é tão sorridente são as atendentes. Não a toa que Manaus figura entre as piores cidades do Brasil em atendimento.

 

Se você lembrou de mais uma curiosidade e gostaria de compartilhar conosco, deixe nos comentários!

Comentários