5 dicas que vão mudar a sua maneira de preparar café em casa

207

A moda do café artesanal parece ter chegado para ficar e é cada vez maior o número de cafeterias artesanais, máquinas modernas e técnicas secretas para preparar um café delicioso de sabor único.Se você quer preparar este mesmo café em casa, existem algumas técnicas que podem melhorar imediatamente a qualidade do seu café, não importando o quão elegante (ou básica) seja sua máquina.

Até mesmo uma máquina de café pode preparar uma café de sabor artesanal

Foto: Christoph / Pixabay
Foto: Christoph / Pixabay

Confira essas dicas e prepare um café delicioso para os amigos e a família:

1 – Compre grãos frescos

O sabor do seu café dependerá quase que unicamente da qualidade do grão que você escolher. Se você está comprando sacos de café em pó, pare agora mesmo. Em vez disso, compre os grãos inteiros e frescos e um bom moedor de café elétrico. Há uma razão pela qual a maioria das empresas de café não fornece a data de quando o café foi torrado.

O café atinge o seu sabor máximo apenas alguns dias depois de ter sido torrado e deve ser consumido dentro de um mês. Dificilmente o pó de café que você compra está dentro desse prazo. Para encontrar grãos frescos, confira as cafeterias locais de sua cidade.

2 – Armazene os grãos corretamente

Para manter o café que você compra fresco por mais tempo, verifique seu armazenamento. Enquanto alguns recomendam um recipiente selado a vácuo, outros se dão por satisfeitos com um pote de vidro de tampa resistente. Tudo depende do quanto você quer gastar.

3 – Como e quando moer os grãos?

Moer o seu café imediatamente antes de prepará-lo vai garantir o máximo de sabor. Alguns especialistas afirmam que o café começa a perder seu sabor 30 minutos depois de ser moído. Sendo este o caso, o melhor é moê-lo em casa, logo antes de tomá-lo.

O tamanho e a consistência da moagem também importam. Grãos muito grossos fazem um café fraco. Grãos muito finos fazem um café muito amargo. A maioria das cafeteiras de filtro pedem uma moagem média a média-fina.

4 – O jeito certo de medir seu café

Meça seu café por peso ao invés de volume. Ao preparar seu café, o melhor é eliminar variáveis e uma maneira de se fazer isso é usando a mesma quantidade de café por unidade de água toda vez que você preparar. Usar uma balança digital para medir dura apenas um segundo e permite que você compare melhor quanto café e água são usados a cada vez.

Geralmente, uma proporção de 1:20 (que é uma parte de café para 20 partes de água, ou cerca de 7,5g de café para 150ml de água) rende uma xícara de café bastante forte.

5 – Pre-infusione seu café

Sua cafeteira provavelmente pula uma etapa muito importante do processo. A maioria das máquinas de café automáticas não prepara adequadamente as borras de café para a extração completa. Máquinas profissionais geralmente contam com uma etapa de pré-infusão. Isso prepara o café para a receber água quente e ajuda a liberar qualquer gás carbônico remanescente do processo de torrefação. Pular essa etapa tornará a fermentação mais fraca.

Para pré-infundir o seu café, insira um filtro no funil e adicione o café. Em seguida, use uma chaleira para pré-aquecer cerca de 50ml ou um quarto de xícara de água a uma temperatura entre 90 e 95 graus. Lentamente, despeje a água aquecida sobre os grãos, certificando-se de molhar completamente todos eles. Deixe descansar por aproximadamente 45 segundos antes de iniciar a cafeteira.

Comentários