7ª Expoboca é marcada por show pirotécnico, cavalgada e feira de agronegócio

228

Encerrou neste domingo, 15 de julho, a 7ª edição da Exposição Agropecuária de Boca do Acre (ExpoBoca), que se iniciou na quinta-feira (12). Marcada por provas de rodeio, show pirotécnico, shows musicais local, regional e nacional, leilão, concurso de rainha, cavalgada, sorteio de motocicleta, montarias, além de exposições de máquinas, produtos agropecuários e animais. O maior evento cultural do município atraiu milhares de pessoas no Parque de Exposiçõe durante quatro noites de festa. Para abrilhantar ainda mais a festança a narração da competição de rodeio ficou por conta dos locutores Cristiano Passarelli e Rafael Texano. Estiveram presentes ainda, na ExpoBoca, autoridades municipais e estaduais.

7ª Expoboca é marcada por show pirotécnico, cavalgada e feira de agronegócio / Foto : Isaías Silva Brito

A fascinante estrutura com arquibancadas mais resistentes propiciou ao público presente, bastante comodidade e segurança naquele recinto. Além da arena teve a área da praça de alimentação com bares e restaurantes

O festival é considerado o maior evento de agronegócios regional, onde reúne setores produtivos rurais e comerciais da cidade, como a pecuária, agricultura e comércio, dentre outros setores, gerando renda e emprego para a comunidade bocacrense através do empreendedorismo. O município, que fica localizado na região da Calha do Purus, é onde se concentra o maior rebanho bovino do Amazonas, cuja estimativa é de 355 mil, entre bubalinos e gado.

7ª Expoboca é marcada por show pirotécnico, cavalgada e feira de agronegócio / Foto : Welisson Silva

A ExpoBoca é uma realização do Sindicato Rural de Boca do Acre, em parceria com o governo municipal e o apoio do governo estadual, através da Secretaria de Estado de Produção Rural (SEPROR), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (ADAF), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), em parceria com a Secretaria de Estado de Governo (SEGOV), Secretaria de Estado de Turismo (SETUR), FRIGO NOSSO, AABA e FRIZAM.

7ª Expoboca é marcada por show pirotécnico, cavalgada e feira de agronegócio / Foto : Isaías Silva Brito

Como parte da programação,uma das principais atrações desse ano foi a tradicional cavalgada.

A elegância e a venustidade das comitivas obtiverem grandes proporções, ao realizarem pelas principais vias públicas de Boca do Acre (AM), mais um belíssimo desfile na tradicional e grande cavalgada que aconteceu neste domingo, 15 de julho, data de encerramento da 7ª edição da Exposição Agropecuária do município (ExpoBoca).

7ª Expoboca é marcada por show pirotécnico, cavalgada e feira de agronegócio / Foto :Welisson Silva

A cavalgada teve início na descida do bairro mais populoso de Boca do Acre, Praia do Gado. Esse ano, cavaleiros e amazonas percorreram as ruas da cidade montados em cavalos, e também em cima de triciclos, quadriciclos, carros, caminhonetes e carretas alegóricas improvisadas, na qual finalizaram o percurso no Parque de Exposições. A tradicional cavalgada tem a adesão tanto do público infantil bem como até a terceira idade.

7ª Expoboca é marcada por show pirotécnico, cavalgada e feira de agronegócio / Foto : Welisson Silva

A manifestação cultural contou com a participação das comitivas Chique de botina, BJ Brasil, Clube do Guzerá,
JR do Vale, dentre outras.

Segundo a organização do evento, somente para disputa com montarias, a premiação chegou a R$ 15 mil, com a representatividade de peões de diferentes cidades da região. De todo o grupo sagraram-se campeões cinco peões, sendo respectivamente :

1º Osmam de Oliveira
2º Francisco Fábio
3º Raimundo Miguel
4º Franco Bezerra
5º Felipe Silva

7ª Expoboca é marcada por show pirotécnico, cavalgada e feira de agronegócio / Foto : Welisson Silva
7ª Expoboca é marcada por show pirotécnico, cavalgada e feira de agronegócio / Foto : Isaías Silva Brito

Em contato telefônico, via WhatsApp, com o presidente do Sindicato Rural de Boca do Acre, Dilermando Melo, essa reportagem obteve a informação de que a ExpoBoca movimentou durante as quatro noites de festa uma faixa de
R$ 6.000.000.00.

7ª Expoboca é marcada por show pirotécnico, cavalgada e feira de agronegócio / Foto : Divulgação