Home Notícias Manaus “A creche liberta a mulher”, diz prefeito ao inaugurar creche na zona Norte de Manaus

“A creche liberta a mulher”, diz prefeito ao inaugurar creche na zona Norte de Manaus

6 min - tempo de leitura
38

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, inaugurou na manhã deste sábado, 3/10, a creche municipal Professora Maristela Martins Rebouças, localizada no bairro Cidade Nova, zona Norte da cidade. “A creche beneficia as crianças, mas liberta a mulher”, destacou ao entregar a terceira obra seguida, neste mês de outubro, como parte da programação de aniversário de 351 anos da cidade, cumprindo a meta de entregar ao menos um novo espaço por dia nesse período.

“Eu interpreto creche por dois ângulos, o primeiro o da criança beneficiada que ganha um novo mundo, mas principalmente, à mulher, que ganha liberdade para estudar, para trabalhar, sabendo que seus filhos estão protegidos e longe da violência urbana. As crianças vão se sentir muito bem aqui, com os espaços corretos, os cuidados, a alimentação”, afirmou Arthur.

O prefeito destacou seu agradecimento aos professores e todos os profissionais de educação. “Eu devo muito a vocês, graças ao esforço de vocês estamos onde estamos na educação básica, sendo destaque no país e com nossas crianças mais preparadas”, observou. “Nós temos uma vocação para a grandeza, em todos os indicadores estamos entre os 10 melhores. E o segredo é simples: fechar a mão para o supérfluo e abrir a mão para o essencial, como a educação, a saúde, a geração de emprego. Isso tudo é a cara da nossa educação, da nossa visão. Eu acredito em Manaus, no povo de Manaus. Temos que andar na direção da vitória, do melhor caminho e de melhores tempos”, disse.

Para a secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, a pandemia mudou a forma de fazer educação. “Daqui para frente temos que fazer diferente, a tecnologia veio pra ficar e os professores têm que ser o mediador do conhecimento para despertar o conhecimento crítico. Isso, eu tenho certeza, estamos deixando marcado na história de Manaus. A infraestrutura consolida a nossa estratégia de educação”, salientou a secretária.

Homenagem e estrutura

O nome da creche é em homenagem à professora e pedagoga Maristela Martins Rebouças, que dedicou sua vida à rede pública municipal, quase em sua totalidade na zona Norte da cidade. Na cerimônia, o viúvo da professora, Gustavo Rebouças, disse, emocionado, que a creche é a realização de um sonho da professora. “Para ela, a educação necessita de um espaço físico adequado para proporcionar um elemento psíquico adequado. Hoje nós estamos vendo se concretizar os sonhos delas, porque esse espaço físico proporcionará a educação que ela sempre sonhou, ela estaria se sentindo realizada por ver as condições que estão sendo oferecidas nesta creche”, disse. A solenidade foi acompanhada por outros familiares, entre eles a mãe da professora, dona Sebastiana, e o filho, Vítor.

A nova unidade atende 162 crianças, de 1 a 3 anos e conta com nove salas de aula para atender 12 turmas, sendo maternal 1 e 2, em período integral, e o maternal 3, nos turnos matutino e vespertino. A creche conta com professoras, gestora e pedagogo, além do quadro de funcionários com agentes administrativos, merendeira, agente de portaria e serviços gerais. Com essa, Manaus alcança 21 creches, sendo 16 próprias, entregues nesta gestão, quatro são conveniadas e uma da gestão anterior.

A nova unidade foi construída como contrapartida da Prefeitura de Manaus no convênio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que exige o projeto-padrão com área de 1,3 mil metros quadrados, dividida em bloco da administração da creche municipal, de serviços, com entrada independente e localizada junto ao estacionamento, dois blocos pedagógicos, bloco multiuso, pátio coberto e playground.

A creche municipal Professora Maristela Martins Rebouças passou a ser ponto de apoio para as atividades remotas de educação em função da pandemia da Covid-19, provocada pelo novo coronavírus.

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Roger Siqueira
Carregar Mais Em Manaus

Deixe uma resposta

Leia Também

ALEAM emite nota em apoio ao Deputado Carlinhos Bessa, vitima de agressão

Na noite desta quarta feira (14) um fato deplorável ocorreu no município de Tefé durante o…