Home Entretenimento Curiosidades A incidência de Pedra nos rins no verão aumenta 30%. Saiba como prevenir!

A incidência de Pedra nos rins no verão aumenta 30%. Saiba como prevenir!

3 min - tempo de leitura
253

Popularmente conhecida como pedra nos rins ou cálculo renal, a incidência de litíase das vias urinárias aumenta 30% no verão, segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Com o calor, o corpo desidrata mais facilmente, e a ingestão de líquidos nem sempre é a adequada. Dessa forma, a urina fica mais concentrada, o que favorece a formação dos cálculos.

A mudança de hábitos, principalmente durante as férias, também pode influenciar. Segundo o médico urologista André Rodrigues, o aumento do consumo de bebidas alcoólicas inibe o hormônio antidiurético, e estimula a micção. A pessoa vai mais vezes ao banheiro, e a tendência é desidratar, por isso a necessidade de cuidados extras.

— É indicada a ingestão de sucos cítricos, laranja, limão, bom para quem tem cálculos das vias urinárias pois tem citrato e ajuda a inibir a formação dos cálculos. É muito importante o consumo de água, inclusive água em excesso, nesse período — explica o especialista.

O cálculo renal é uma patologia bem frequente, e acomete cerca de 15% da população. Quando os cálculos são maiores, a doença pode ser assintomática. Já no processo de eliminar a pedra, o paciente sofre a crise de cólica renal. Beber muita água, no mínimo dois litros ao dia, ajuda na prevenção.

— Os principais sintomas são dor lombar de forte intensidade que irradia para a região do interior do abdômen, muitas vezes associada à náusea. O paciente não encontra posição nenhuma que amenize a dor, e necessita muitas vezes procurar um serviço de saúde para tomar medicação injetável — detalha.

Para evitar a criação de cálculos, e a temida cólica renal, o especialista dá algumas dicas. Segundo ele, questões alimentares também influenciam na formação dessas “pedras”. Diminuir o consumo de proteínas, principalmente carnes e maneirar no uso do sal são comportamentos que de maneira geral ajudam na prevenção e inibem a formação de cálculos.

A incidência de Pedra nos rins no verão aumenta 30%. Saiba como prevenir!
A incidência de Pedra nos rins no verão aumenta 30%. Saiba como prevenir!

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Curiosidades

Deixe uma resposta

Leia Também

Amazonenses podem participar de Hackathon da NASA, maior competição global de programação; as inscrições estão abertas

Considerada a maior competição global de programação, a nova edição do hackathon ‘Na…