Home Regionalismo Lendas Amazônicas A lenda do Tamba-tajá como você nunca viu

A lenda do Tamba-tajá como você nunca viu

2 min - tempo de leitura
126

Na tribo Macuxi havia um índio forte e muito inteligente. Um dia ele se apaixonou por uma bela índia de sua aldeia. Casaram-se logo depois e viviam muito felizes, até que um dia a índia ficou gravemente doente e paralítica.

O índio Macuxi, para não se separar de sua amada, teceu uma tipóia e amarrou a índia à sua costa, levando-a para todos os lugares em que andava. Certo dia, porém, o índio sentiu que sua carga estava mais pesada que o normal e, qual não foi sua tristeza, quando desamarrou a tipóia e constatou que a sua esposa tão querida estava morta.

O índio foi à floresta e cavou um buraco à beira de um igarapé. Enterrou-se junto com a índia, pois para ele não havia mais razão para continuar vivendo. Algumas luas se passaram. Chegou a lua cheia e naquele mesmo local começou a brotar na terra uma graciosa planta, espécie totalmente diferente e desconhecida de todos os índios Macuxis.

Era a tamba-tajá, planta de folhas triangulares, de cor verde escura, trazendo em seu verso uma outra folha de tamanho reduzido, cujo formato se assemelha ao órgão genital feminino. A união das duas folhas simboliza o grande amor existente entre o casal da tribo Macuxi.

O caboclo da Amazônia costuma cultivar esta curiosa planta, atribuindo a ela poderes místicos. Se, por exemplo, em uma determinada casa a planta crescer viçosa com folhas exuberantes, trazendo no seu verso a folha menor, é sinal que existe muito amor naquela casa.

Mas se nas folhas grandes não existirem as pequeninas, não há amor naquele lar. Também se a planta apresentar mais de uma folhinha em seu verso, acredita-se então que existe infidelidade entre o casal.

Imagem: Tamba-tajá

  • Boitatá, Jânio Garcia ArtStation Scroll to see more

    Origem da Lenda: a história do Boitatá

    Famosa lenda amazônica, o Boitatá é uma das que mais temos registros de obras literárias e…
  • Imagem:Discovery Channel

    Lenda do Pirarucú

    Pirarucu era um índio que pertencia a tribo dos Uaiás que habitante das planícies de Lábre…
  • Iara, a sereia que vive no rio Amazonas

    Lenda da Iara, a sereia que vive no rio Amazonas

    A Iara é uma lenda do folclore brasileiro. Ela é uma linda sereia que vive no rio Amazonas…
Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Roger Siqueira
Carregar Mais Em Lendas Amazônicas

Deixe uma resposta

Leia Também

Criminoso que deixou criança de 8 anos paraplégica é preso com granada em Manaus. Entenda!

Um homem de 20 anos, que atirou em uma criança de 8 anos e a deixou paraplégica no último …