A Praça 14 pelas palavras de uma moradora: “Tenho orgulho de pertencer e morar neste pedacinho de Manaus tão cheio de vida, de história, de tradição”, Lenice Ramos

26

Hoje (14/1) um dos bairros mais tradicionais de Manaus completa 133 anos, a Praça 14 de Janeiro.

Nesse dia especial para os moradores do bairro festeiro da zona sul de Manaus, publicaremos um relato de uma moradora tão tradicional quanto o lugar que vive, Lenice Ramos.

Lenice é empresária do grupo Ases do Pagode e moradora apaixonada do bairro da Praça 14, confira o relato feito por ela em seu perfil no Facebook:

“Valoriza e respeita mais seu presente, quem conhece seu passado, sua história, suas raízes…

Chegamos em Manaus, vindos do interior, na década de 70, e que bom que meu pai escolheu esse bairro pra morar, Praça 14 de Janeiro!

De cara fui morar na Visconde de Porto Alegre esquina com Dr. Machado (hoje no local é o TRT), vizinha do Gres Vitória Régia, e de quebra quando mudamos pra Jonathas Pedrosa (hoje no local funciona uma empresa de segurança), conheci a violinista Ignez Monteiro Machado Braga, que mais tarde a adotamos e ficou conosco até o fim aos 98 anos. Então, é fácil entender porque vou do erudito ao popular sem nenhum problema. Amo a boa música, sou do samba!

Hoje meu bairro faz aniversário, 133 anos, e tenho orgulho de pertencer e morar neste pedacinho de Manaus tão cheio de vida, de história, de tradição. A comunidade tenta manter sua história viva, principalmente o Quilombo Do Santo Benedito, as quilombolas com seus festejos e claro o nosso samba, a nossa Vitória-Régia!
Salve Praça 14 de Janeiro!

Bairro de Fátima, de José, de Cristovão! Que eles nos abençoem!

Vamos cuidar, zelar pelo nosso bairro e manter nossas tradições vivas !!!!!! “

Fotos: Manaus de Antigamente

Comentários