A prefeita de Itapiranga, Denise Lima, nos conta um pouco sobre o Turismo da cidade

686

Em entrevista exclusiva ao portal do No Amazonas é Assim, neste sábado (24), durante o Festival de Turismo e Mostra Gastronômica do Amazonas, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques , a prefeita de Itapiranga, Denise de Farias Lima (PROS), contou sobre o turismo religioso da cidade, seus planos para a gestão do município ao longo dos próximos 3 anos e meio, além de revelar que faz questão de participar em tempo integral nas atividades que envolva o município fora da cidade.

Itapiranga é referência no Amazonas e pelo mundo por conta das supostas aparições de “Nossa Senhora Rainha do Rosário e da Paz” em 2 de maio de 1994 ao confidente Edson Glauber e sua mãe Maria do Carmo. Todos os dia 2 de cada mês, vários fiéis vão em romaria ao santuário de Itapiranga. São pessoas de todas as partes que são trazidas pela fé em Nossa Senhora e que recebem as mensagens que são transmitidas por Edson. Segundo Edson, Nossa Senhora pede a conversão das pessoas e a reza do rosário em família para se ter paz e ainda o desejo de que, em Itapiranga, seja construído o seu santuário. Há, também, em Itapiranga, uma fonte, segundo Edson, milagrosa, onde Nossa Senhora teria lavado seus pés. Muitos fiéis acreditam que sua água tem poder de cura.

Confira a entrevista:

Conheça Itapiranga - AM / Foto : Jussara Melo - NoAM
Conheça Itapiranga – AM / Foto : Jussara Melo – NoAM
Loading...

Redação: Denise, gostaríamos de parabenizá-la por estar a frente do stand da Cidade de Itapiranga neste Festival de Turismo e gostaria que você contasse para nossos leitores quando será o próximo evento da cidade de Itapiranga e o que os visitantes poderão encontrar?

Denise Lima: Marcus, primeiramente agradeço esta abertura de espaço que você está nos dando e na oportunidade gostaria de convidar todos para o aniversário da cidade de Itapiranga que será do dia 21 a 24 de julho. Nós iremos celebrar com uma festa maravilhosa, porém, com o custo bem pequeno. Nós estamos fazendo aquilo que o município pode fazer e é inadmissível que diante das dificuldades, nós façamos uma festa ostentadora. Nós não podemos ser incoerentes. Então os visitantes podem esperar uma festa bem organizada e eu tenho certeza que será uma belíssima festa.

Redação: Prefeita, a parte mais forte da cidade de Itapiranga o que tange o turismo é a questão do Turismo Religioso (Católico). Como está a sua administração em relação à isso?

Denise Lima: Sim, é verdade. A nossa cidade é conhecida em muitos lugares pelas aparições de Nossa Senhora. Por isso, todos os dias 01 e 02 de cada mês, nossa cidade recebe de braços abertos centenas de romeiros no Santuário da Rainha do Rosário e da Paz de Itapiranga. Em relação à este turismo religioso, especificamente das aparições, com certeza nós enquanto gestores queremos fomentar ainda mais este turismo para trazer oportunidade de geração de emprego e renda para a nossa população.

Redação:  A prefeitura de Itapiranga está fazendo alguma parceria público-privado para atender essa demanda?

Denise Lima: Então, nas articulações público-privado, nós estaremos fazendo chamamentos com os hotéis, restaurantes, artesãos e diversos agentes turísticos, para que juntos nós consigamos elevar ainda mais esse turismo religioso que existe em nosso município e assim, favorecer economicamente a população do nosso município.

Redação: Qual a importância do Festival de Turismo e Mostra Gastronômica do Amazonas ,no seu ponto de vista, para a cidade de Itapiranga?

Denise Lima: A importância é enorme, a gente até agradece a oportunidade que a AmazonasTur nos deu.  Foram apenas 15 municípios contemplados e Itapiranga está dentro. Obviamente que nós não medimos esforços para estarmos aqui. Nós sabemos da importância de uma feira como esta. Sabemos que é um festival que atrai muitos visitantes, não só do Estado, mas como turistas que estão em Manaus e acabam prestigiando esse evento. Nessas pequenas visitas, eles acabam conhecendo um pouco sobre a nossa cidade de Itapiranga e depois acabam por visitá-la.

Com esse intercâmbio cultural, conseguimos propagar ainda mais longe o nome de Itapiranga.

Redação: Você enquanto prefeita da cidade deve possuir muitos compromissos e mesmo assim consegue estar em um Festival de Turismo, qual sua dica?

Denise Lima: Primeiro é necessário que a pessoa seja extremamente organizada e comprometida com a cidade. Eu, por exemplo, faço questão de estar presente em todos os eventos que ocorram fora do município, e ainda digo mais, faço questão de estar presente do início ao fim.

Recententemente, nós estivemos presentes nos jogos escolares em Itacoatiara, e eu também fiz questão de estar lá todos os dias. Faço uma agenda compatível com os eventos, pois acredito que é imprescindível a nossa presença. É importante como gestora e principalmente como cidadã itapiranguense.

Redação: Denise, desde já gostaríamos de agradecer a disponibilidade e dizer que estaremos acompanhando o trabalho da Prefeitura de Itapiranga. Vamos aguardar novidades e informar aos seguidores do No Amazonas é Assim.

Denise Lima: Marcus, desde já agradeço o convite para falar sobre a cidade de Itapiranga. Convido a todos conhecerem a nossa cidade, deixo uma curiosidade para os leitores. Vocês sabiam que “Itapiranga” é um termo de origem indígena que significa “pedra vermelha”, através da junção dos termos tupi ou do nheengatu itá (pedra) e pyranga (vermelha). Grande abraço, estamos à disposição.

Redação:  Então é isso pessoal, visitem Itapiranga e conheçam suas belas paisagens naturais, sua tradição religiosa e seu povo hospitaleiro.

Itapiranga é um município brasileiro localizado na Região Metropolitana de Manaus, no estado do Amazonas.
Itapiranga é um município brasileiro localizado na Região Metropolitana de Manaus, no estado do Amazonas.

Comentários

comentários