A transformação que passou esse menino tem deixado todo mundo surpreso

319

Mesmo a tecnologia e a medicina andando lado a lado, ainda existem milhões de doenças e condições raras que são um mistério para nós. Mas, em controversa, centenas de novos procedimentos são descobertos todos os dias com a promessa de mudar esses números e por consequência a vida de muitas pessoas.

Hoje vamos contar a história dessa criança que sofria da síndrome de Crouzon. Primeiro vamos entender o que essa condição faz com uma pessoa. Se trata de uma doença rara onde há um fechamento prematuro das suturas do crânio, levando a diversas alterações cranianas e faciais. Mas não é apenas isso, a síndrome também pode gerar alterações em todo o sistema do corpo. Isso faz com que o paciente seja submetido a diversas cirurgias ao decorrer da vida.

Começo da transformação / Foto : Divulgação
Começo da transformação / Foto : Divulgação

O diagnóstico da doença pode ser feito através do exame citologia genética durante a gravidez, assim que nascer ou no primeiro ano de vida. Mas na maioria dos casos só é detectada aos dois anos de idade quando as deformidades vão aparecendo.

Foi o Dr. Alexander Stratoudakis, no Hellennic Craniofacial Center, que tomou o caso para si. Ele se comprometeu a dar uma mudança drástica no rosto da criança. A primeira imagem quando comparada com o resultado final é emocionante.

De acordo com o HCC (Hellenic Craniofacial Center) sempre houve uma limitação nesse tipo de procedimento, devido a limitada quantidade de pressão que o crânio e o cérebro podem sofrer. Para isso eles primeiro aliviam essa pressão com uma expansão da cavidade craniana. A cirurgia consistia na fratura de vários ossos da face, para então colocar um dispositivo conhecido como “distrator osteogênico”. São basicamente parafusos que direcionam e estimulam o crescimento ósseo.

Começo da transformação / Foto : Divulgação
Começo da transformação / Foto : Divulgação

A criança ainda sofria de uma estenose craniofacial, que estava associada à síndrome de Crouzon. Além da grande melhora estética, depois do procedimento ele teve uma grande melhora na respiração.(A grande maioria dos pacientes com a síndrome precisa de um dispositivo respiratório durante o sono) e da visão, já que muitos têm diplopia (visão dupla).

Resultado final transformação
/ Foto : Divulgação

E aí, o que acharam da matéria? uma grande mudança não é verdade? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Comentários