Home Notícias Manaus Abertas Mais de 12 mil vagas no Bolsa Idiomas

Abertas Mais de 12 mil vagas no Bolsa Idiomas

2 minutos lido
21

As inscrições para o Programa Bolsa Idiomas 2015, da Prefeitura de Manaus, iniciaram na terça-feira (03) e vão até o dia 15 de março. Em sua quinta edição, o programa irá oferecer 12.163 bolsas integrais e parciais, em cursos de inglês e espanhol, em instituições de ensino particulares. As inscrições devem ser feitas através do site do programa –bolsaidiomas.manaus.am.gov.br. O edital estará disponível para consulta através do site.

Bolsa Idiomas
Bolsa Idiomas

Assim como o Bolsa Universidade, este é um programa  executado pela Escola de Serviço Público Municipal (Espi), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad).

Segundo a diretora-geral da Espi, Luiza Bessa Rebelo, o processo de inscrição é exclusivamente online. Para realizar o cadastro no site, o candidato deve ter o número do CPF e registrar uma senha pessoal. No site, ele terá acesso à ficha de inscrição, através de login, e poderá escolher o idioma (inglês ou espanhol), a instituição, o turno e os dias de aula. O candidato pode ainda, informar uma segunda opção, caso a primeira não seja contemplada.

Uma novidade este ano, segundo Luiza Rebelo, é a adaptação do site do programa para dispositivos móveis. “O candidato terá a facilidade de fazer a inscrição também pelo celular ou tablet”, explicou.

O Bolsa Idiomas é direcionado a estudantes que tenham idade a partir de 16 anos, cursem ou tenham concluído o ensino médio, morem em Manaus e tenham uma renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. Os alunos contemplados terão direito a estudar na instituição de ensino durante um ano, o que equivale aos níveis inicial e básico.

De acordo com Luiza Rebelo, este ano quatro novas instituições se credenciaram para oferecer as bolsas. Ao todo 9 escolas estão aptas a participar do processo.

Resultado

O resultado do Bolsa Idiomas 2015 será divulgado no dia 18 de março e os candidatos contemplados deverão entregar a documentação exigida, no período de 24 a 26 de março, no horário de 8h às 17h, na sede da Espi, na avenida Professor Nilton Lins, 3259, Bloco D, Parque das Laranjeiras.

Os documentos exigidos são: cópia do RG e CPF dos familiares maiores de idade, que residem na mesma casa do candidato; certidão de nascimento do aluno e dos menores de idade que residem com ele; comprovante de residência, que seja do mesmo endereço informado no ato da inscrição e que tenha menos de três meses de expedição. Precisam entregar, ainda, a declaração de conclusão de ensino médio ou comprovante de que estão cursando. Devem apresentar a declaração de rendimento familiar, documento que pode ser impresso direto do site, no link Portal do Candidato. Também devem ter em mãos o comprovante de renda de todos os que moram na residência do candidato. Pessoas com deficiência devem apresentar laudo médico emitido por uma junta médica oficial da Prefeitura ou estado.

Sobre o Bolsa Idiomas

Em dois anos de execução e quatro processos seletivos realizados, o programa já recebeu mais de 37 mil inscrições e contemplou 8.614 pessoas. Para Luiza Rebelo, os números do Bolsa Idiomas demonstram o crescimento e a consolidação do programa, que tem como objetivo oferecer oportunidade para pessoas de baixa renda de aprenderem um novo idioma.

 

Fonte : Prefeitura de Manaus

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por No Amazonas é Assim
Carregar Mais Em Manaus

Deixe uma resposta

Leia Também

No Marco Zero da Capital, Prefeito David pede perdão histórico aos índios de Manaus!

Como forma de reconhecer os primeiros moradores de Manaus, o prefeito David Almeida inaugu…