Home Notícias Manaus Ação solidária da Seap possibilita a lavagem de rouparia de moradores de rua

Ação solidária da Seap possibilita a lavagem de rouparia de moradores de rua

3 min - tempo de leitura
61

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) está utilizando a mão de obra carcerária na lavagem da rouparia usada no Abrigo Emergencial para acolhimento de pessoas em situação de rua, montado na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira. A ação é realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e visa ajudar no combate ao avanço do novo coronavírus na capital.

Foto: Divulgação

Trinta detentos estão envolvidos na ação solidária, que beneficia cerca de 200 pessoas em situação de vulnerabilidade. Os reeducandos fazem parte do projeto de ressocialização “Trabalhando a Liberdade” e já atuam nas lavanderias do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat) e do Centro de Detenção Provisório Masculino 2 (CDPM 2), todos localizados no km 8 da BR-174 (Manaus-Boa Vista).

As unidades prisionais recebem, todos os dias, roupas de cama e de banho do abrigo emergencial. “Os reeducados são capacitados para o serviço. Todo material é lavado, passado e entregue no dia seguinte”, afirmou o diretor do Compaj, Lucas Maceda.

O diretor do Ipat, Márcio Pinho, ressaltou a contribuição que os reeducandos vêm dando para a sociedade. “Toda a estrutura do sistema penitenciário vem empregando esforços para auxiliar no combate à pandemia e também na prestação de apoio a quem precisa nesse momento delicado, como é o caso das pessoas que se encontram abrigadas na arena. É uma ação social de solidariedade e empatia”.

Remição de pena – Os reeducandos que disponibilizarem a mão de obra carcerária receberão o direito de remir um dia da pena a cada três dias de trabalho não remunerado, conforme prevê a Lei de Execução Penal (LEP).

Parceria – O trabalho tem a parceria das empresas cogestoras Reviver Administração Prisional Privada, Umanizzare Gestão Prisional e Embrasil Serviços.

CONTATO: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap): Fernanda Teixeira (3215-2751 e 99983-5592).

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Emerson Tahan
Carregar Mais Em Manaus

Deixe uma resposta

Leia Também

Em Manaus, 56 estabelecimentos são vistoriados pela Central de Fiscalização e dez são fechados

Em uma nova ação da Central Integrada de Fiscalização (CIF), coordenada pela Secretaria de…