Home Notícias Brasil Aeroporto Internacional Eduardo Gomes de Manaus é eleito o melhor do Norte do Brasil!

Aeroporto Internacional Eduardo Gomes de Manaus é eleito o melhor do Norte do Brasil!

6 min - tempo de leitura
279

O Aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus (AM), recebeu nota 4,49, numa escala de 1 a 5, na Pesquisa de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuário do 4º trimestre, realizada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura. Na categoria de aeroportos que movimentam até 5 milhões de passageiros por ano, o terminal ficou acima da meta de 4,0 pontos, definida pelo Governo Federal, e à frente dos aeroportos de Natal (4,39), Cuiabá (4,29) e Belém (4,26).

O Aeroporto de Manaus foi avaliado em 38 indicadores, sendo 37 de processos aeroportuários e um de satisfação geral. O terminal amazonense ficou com notas acima da média do Governo em 81% dos indicadores, sendo que os principais destaques foram nos quesitos:

  • tempo de fila na inspeção de segurança (4,71);
  • cordialidade e prestatividade dos funcionários da inspeção de segurança (4,65)
  • disponibilidade de assentos na sala de embarque (4,57)
  • limpeza geral do aeroporto (4,59);
  • qualidade da informação nos painéis das esteiras de restituição de bagagem (4,73)
  • tempo de fila no check-in (4,54);
  • velocidade de restituição de bagagem (4,62).

O superintendente do Eduardo Gomes, Odone Bizz, cita que desde o início da sondagem, em 2013, o Aeroporto de Manaus já registra uma evolução de 35% nos indicadores avaliados. “Quando a pesquisa começou a ser realizada, há sete anos, o terminal manauara aparecia com 3,33 pontos no quesito satisfação geral do passageiro e hoje ultrapassamos a meta de 4,0 pontos estabelecida pelo Governo Federal. Isso é fruto de muito trabalho e dedicação de todos os trabalhadores da Infraero”, afirmou. “A nossa expectativa é ter indicadores ainda melhores, por isso estamos sempre aprimorando os fluxos e buscando mais opções de voos, serviços e conforto aos passageiros”, concluiu.

Rede Infraero

Pela primeira vez, desde que a Pesquisa de Satisfação do Passageiro começou a ser feita, em 2016, os aeroportos da Infraero que integram o levantamento finalizaram o ano com, pelo menos, nota 4,0, nos quatro trimestres pesquisados ao longo de 2019. As notas da avaliação variam numa escala de 1,0 e 5,0, sendo 4,0 a meta mínima do Governo Federal.

Dentre os aeroportos da Infraero pesquisados, estão quatro terminais que foram leiloados em março do ano passado e transferidos, ou em processo de transferência, para operadores privados: Cuiabá (MT), Vitória (ES), Maceió (AL) e Recife (PE). Segundo o presidente da Infraero, Brigadeiro Paes de Barros, o resultado reflete o compromisso da empresa em realizar a transição para novos gestores com dedicação e profissionalismo, mantendo os melhores níveis na prestação de serviços aos passageiros.

“A pesquisa estimula uma competição saudável entre os aeroportos brasileiros, e tem refletido em melhores notas tanto para terminais da Infraero, como os privados. Em última análise, tem refletido em melhores serviços e infraestrutura para quem passa pelos aeroportos do País – nosso objetivo maior”, explicou Paes de Barros.

Pesquisa

A Pesquisa de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuário avalia trimestralmente os 20 aeroportos com maior movimentação no país, responsáveis por 87% do total de passageiros da aviação regular transportados no Brasil. O intervalo de confiança é de 95% e a coleta de dados é realizada por meio de entrevistas presenciais com passageiros nas salas de embarque e desembarque dos aeroportos pesquisados.

No quarto trimestre de 2019, a coleta de dados foi distribuída ao longo dos meses outubro, novembro e dezembro, totalizando 24.948 entrevistas. Desse total, foram realizadas 20.835 entrevistas com passageiros domésticos e 4.113 com viajantes internacionais.

O aeroporto

Administrado pela Infraero desde 1976, o terminal tem capacidade para receber 18,2 milhões de passageiros por ano e movimenta diariamente cerca de 8 mil passageiros. Somente em 2019, foram contabilizados, no Eduardo Gomes, 3.008.587 passageiros. O número representa crescimento de 6,4% na comparação com 2018, quando foram contabilizados 2.827.615 de embarques e desembarques.

Atualmente, oito companhias aéreas operam no terminal – Latam, Gol, Azul, Map e Total Linhas Aéreas; American, Avior e Copa Air Lines – que ligam Manaus a 11 destinos nacionais e a quatro internacionais: Miami, Barcelona, Buenos Aires e Panamá.

Aeroporto Internacional Eduardo Gomes
Aeroporto Internacional Eduardo Gomes

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Brasil

Deixe uma resposta

Leia Também

Story de Simaria de perna aberta tá dando mais o que falar do que o dia que ela mostrou seu ‘tabaco’

A famosa cantora Simaria, que faz dupla sertaneja com sua irmã Simone, postou um story ous…