Afeam investe em projetos que geram oportunidade e fomento ao turismo ecológico no Amazonas

359

O Amazonas é o destino com o maior potencial para ecoturismo e turismo ecológico no Brasil. As belezas naturais e a diversidade de espécies da flora e da fauna contribuem para que a região tenha destaque no cenário turístico mundial, além de favorecer a economia do estado.

Atento a este cenário, o Governo do Amazonas, por intermédio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas S.A. (Afeam), possui como objetivo apoiar as cadeias produtivas do turismo, permitindo acesso a linhas de crédito para viabilizar a execução de projetos pautados por empreendedores deste segmento, como uma das medidas para o desenvolvimento, gestão e estruturação dos destinos turísticos, assim como para a geração de mais empregos, renda e inclusão social.

De acordo com o presidente da Afeam, Marcos Vinicius Castro, o recurso est√° dispon√≠vel n√£o apenas para as grandes, mas tamb√©m para as micro, pequenas e m√©dias e empresas. ‚ÄúNosso objetivo √© oferecer linhas de cr√©ditos competitivas, apoiar a infraestrutura b√°sica, gerar renda e aumentar a oferta de empregos diretos e indiretos e fomentar o desenvolvimento tur√≠stico do Amazonas‚ÄĚ, disse o titular da Afeam.

Casos de sucesso – A Ag√™ncia de Fomento re√ļne casos de sucesso, como Emerson Souza da Silva, s√≥cio da Pousada Amazon Mutuca, situada √†s margens do Igarap√© Tucum√£, cerca de 80 km da cidade de Manaus, que oferece aos turistas experi√™ncias na modalidade Pesca Esportiva e em trilhas ecol√≥gicas.

Hotel Mutuca / Foto : Divulgação
Hotel Mutuca / Foto : Divulgação

O empres√°rio conta que, por meio do primeiro financiamento junto √† Afeam, foi poss√≠vel fazer melhorias na infraestrutura com a compra de novos equipamentos. ‚ÄúCom o apoio da Afeam, foi poss√≠vel ampliar nosso neg√≥cio e, com isso, proporciona aos nossos clientes uma estrutura de qualidade e conforto que atende pessoas do mundo inteiro‚ÄĚ, disse.

Taxa de juros diferenciada – Um dos atrativos da Afeam para a tomada de cr√©dito √© a taxa de juros diferenciada do mercado convencional, que varia de 8% a 17% ao ano. ‚ÄúN√≥s pretendemos tomar um novo financiamento na Afeam, principalmente pela taxa de juros que contribui bastante com o empres√°rio no sentido de ter acesso a recursos para ampliar seu neg√≥cio‚ÄĚ, conclui Emerson.

A estruturação e o surgimento de novas empresas é reflexo da ampliação e consolidação do setor, que hoje apresenta índices positivos para continuar a crescer nos próximos anos, suprindo a carência de novos produtos turísticos de qualidade na região.

Desenvolvimento social e econ√īmico – Para o empres√°rio Felipe Gabriel Alves, s√≥cio propriet√°rio da Javari Expeditions, localizada no munic√≠pio de Atalaia do Norte, na regi√£o do Alto Solim√Ķes, o aporte financeiro da Afeam agrega valor aos neg√≥cios e contribui para o desenvolvimento social e econ√īmico das comunidades do entorno da regi√£o. ‚ÄúAtalaia do Norte tem o 3¬ļ pior IDH (√ćndice de Desenvolvimento Humano) do Brasil, mas podemos mudar esta realidade atrav√©s do desenvolvimento do turismo, com o apoio do Governo do Estado por meio das linhas de cr√©dito da Afeam‚ÄĚ, disse.

Javari Expeditions / Foto : Divulgação

Ainda de acordo com Felipe, ap√≥s a inje√ß√£o de recursos, foi poss√≠vel aumentar o n√ļmero de empregos diretos, totalizando cerca 18 funcion√°rios durante o ano todo por meio da pesca esportiva e expedi√ß√Ķes, al√©m dos empregos indiretos em parceria com as comunidades ind√≠genas do Kanamari e Mayoruna.

Turismo ecol√≥gico – O diretor-presidente da Afeam destaca que os investimentos no turismo ecol√≥gico √© uma aposta da ag√™ncia para este ano. ‚ÄúApoiar iniciativas e fomentar projetos que propiciem novas experi√™ncias aos turistas que v√™m at√© a nossa regi√£o pode nos levar a um novo patamar de neg√≥cios no turismo, visando potencializar mais essa matriz econ√īmica do nosso estado com excelentes reflexos na gera√ß√£o de emprego e renda‚ÄĚ, destacou.

Coment√°rios