ALE-AM fez justiça homenageando empresário José Azevedo

28

A Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM) realizou na manhã da quinta-feira (20) uma sessão especial para entrega da Comenda Jornalista Phelippe Daou, ao empresário José dos Santos da Silva Azevedo, fundador do grupo TV Lar, que morreu em 23 de julho deste ano, em São Paulo, aos 84 anos vítima de embolia pulmonar.

Em discurso, o deputado Serafim Corrêa (PSB), destacou que a homenagem a José Azevedo foi aprovada pela unanimidade dos 24 deputados estaduais.

“Essa medalha é entregue uma vez por ano a pessoas de destaque na área empresarial no Amazonas, que possuam o mesmo perfil do Dr. Phelippe Daou. Nós sentimos muito a perda do José Azevedo, sobretudo porque lamentavelmente ele não recebeu essa homenagem em vida, mas ninguém pode prever o que iria acontecer. O Azevedo foi alguém que sempre participou ativamente da vida da cidade e sempre contribuiu em temas de grande repercussão”, lembrou o parlamentar, que era amigo pessoal do empresário.

O evento contou com a presença de empresários do comércio e do Polo Industrial de Manaus, membros do poder judiciário e familiares de José Azevedo.

“O meu pai foi um homem obstinado, ficou órfão muito cedo, começou a trabalhar carregando roupa aqui em Manaus, e o sonho dele era dar uma vida digna a sua avó, que lhe criou. Ele sempre repetia que “Quem não vive para servir, não serve para viver”. Nós, filhos, recebemos um legado e temos uma responsabilidade grande com o estado, recebo essa homenagem do parlamento estadual, que representa toda a população do Amazonas, e o meu desejo é que meu pai possa seguir sendo um exemplo de determinação”, disse em discurso o filho do empresário, Antônio Azevedo.

Antônio Azevedo, filho do homenageado / Foto : Marcelo Araújo
Antônio Azevedo, filho do homenageado / Foto : Marcelo Araújo

Biografia

Nascido em 23 de julho de 1933, era natural de Albergaria-a-Velha, Portugal, chegando ao Amazonas em 1934. Técnico em eletrônica e em contabilidade José Azevedo montou a primeira loja em 1964, especializada em componentes eletrônicos e de consertos em aparelhos, tornando-se mais tarde uma referência no comércio varejista de Manaus.

Além de empresário, era cônsul honorário de Portugal, país do qual recebeu o título de Comendador, e dá a sua contribuição na Federação Amazonense do Comércio, no Sindicato do Comércio e na Associação Comercial do Amazonas.

Com 3 mil empregos gerados diretamente no Amazonas, o grupo TV LAR completou, neste ano, 54 anos de fundação, com 42 lojas na capital e no interior, além do Estado de Roraima.

Serafim homenageia José Azevedo / Foto : Marcelo Araújo
Serafim homenageia José Azevedo / Foto : Marcelo Araújo

Comentários