Aleam realizará Sessão Especial pelo Dia das Religiões de Matrizes Africanas e Ameríndias - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Amazonas

Aleam realizará Sessão Especial pelo Dia das Religiões de Matrizes Africanas e Ameríndias

Publicado

no

Aleam realizará Sessão Especial pelo Dia das Religiões de Matrizes Africanas e Ameríndias

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizará no próximo dia 4 de junho, às 11h, no plenário Ruy Araújo, uma homenagem pelo dia das Religiões de Matrizes Africanas e Ameríndias, que é celebrada dia 13 de maio. A propositura é de autoria do presidente da Casa, deputado Josué Neto.

Segundo o censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a quantidade de pessoas que frequentam os cultos de matrizes afro no país, é de aproximadamente 407 mil praticantes da umbanda, 167 mil do candomblé e cerca de 14 mil de outras religiões de matrizes africanas, o que representa mais de 0,3% da população.

LEIA TAMBÉM  Urgente: Governador Wilson Lima pede apoio da Força Nacional de Segurança

Para Josué, reconhecer as religiões de origem africana é uma forma de conscientizar a população ao devido respeito a qualquer manifestação religiosa. “Nosso país é laico e nossa proposta em homenagear essas religiões tem a finalidade de valorizar essa cultura, porque a variedade de culturas é realidade na nossa sociedade”, afirmou.

LEIA TAMBÉM  Sensação térmica em Manaus pode chegar a 49°C nesta quarta-feira 23/8

De acordo com Herkowitz (1958, apud HURBON, 1987), uma característica muito presente nas religiões afro-brasileiras é o sincretismo religioso (fusão de diferentes cultos ou doutrinas religiosas, com reinterpretação de seus elementos).

O presidente da Articulação Amazônica dos Povos Tradicionais de Matriz Africana (Aratrama), Alberto Jorge, afirmou que a realização da Sessão é uma forma de dar voz e vez a uma parcela da população que por muito tempo foi marginalizada.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

“Já existe no calendário do Estado uma data para se comemorar, mas apenas isso não é suficiente, por isso, nós das religiões de matrizes africanas e ameríndias nos sentimos muito gratos pela propositura do deputado Josué. A sessão nos dá mais visibilidade, voz e resgata algo muito importante para nós, que é a nossa cidadania”, pontuou Alberto.

Foto: Divulgação

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou criador de conteúdo para a internet, formado em Biotecnologia e Pós-graduado em Marketing Publicidade e Propaganda. Um amante da fotografia e aspirante de YouTuber. Me siga nas redes sociais: @tahan_almeida .

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações