Alguns fatos que completam 10 anos em 2019

146

Relembrar o passado é um trabalho realmente chocante. Ainda mais quando há acontecimentos marcantes, que você acha que aconteceu a alguns meses, mas já passou uma década. Confira alguns fatos que foram notícia no ano de 2009, e prepare-se para ficar impressionado com tudo o que aconteceu no final da década passada.

Gripe Suína
Em 2009, a OMS declarou uma pandemia de gripe suína no planeta. No Brasil, aulas chegaram a ser suspensas em escolas, e o uso de álcool em gel e até de máscaras foi frequente.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Restart e o sucesso-relâmpago
No segundo semestre de 2009 a banda Restart, conhecida por suas roupas coloridas e o sucesso que teve com o público adolescente, lançou seu primeiro CD, que trazia músicas como ‘Recomeçar’ e ‘Levo Comigo’. Em Manaus a banda ficou conhecida por um infeliz comentário de um dos integrantes, que achava que “não havia civilização” no meio da amazônia. Confira:

George Bush presidente
O ano de 2009 começou com George W. Bush como presidente dos Estados Unidos. Apenas no dia 20 de janeiro o mandatário transferiu o poder para Barack Obama, seu sucessor.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Último título de Ronaldo Fenômeno
Em 1º de julho de 2009 o atacante Ronaldo Nazário de Lima, o ‘Fenômeno’, conquistou o último título de sua carreira, quando jogava pelo Corinthians. Na ocasião, o time paulista empatou com o Internacional por 2 a 2, o que, somado à vitória de 2 a 0 no jogo de ida, garantiu o troféu ao Corinthians. O craque se aposentaria quase dois anos depois, após a eliminação para o colombiano Tolima na Libertadores, e um posterior amistoso de despedida da seleção brasileira, disputado contra a Romênia, no Pacaembu.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Fiasco palmeirense
Outro fato marcante para os fãs de futebol em São Paulo foi a derrocada do Palmeiras durante o Brasileirão. Sob comando do interino Jorginho e, posteriormente, Muricy Ramalho, a equipe liderou boa parte do torneio e era favoritíssima à conquista do troféu. Uma brusca queda de rendimento fez com que a equipe ficasse de fora até mesmo da zona de classificação à Libertadores. Alguns momentos da campanha ficaram marcados, como a briga entre o atacante Obina e o zagueiro Maurício, que resultou na expulsão de ambos os jogadores do alviverde em partida contra o Grêmio.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Estreia de Neymar
Se hoje Neymar Jr. é considerado um dos melhores jogadores do mundo, já tendo sido protagonista da seleção brasileira em duas Copas do Mundo, o ano de 2009 marcou sua estreia como profissional no mundo do futebol. Ele entrou em campo na vitória do Santos por 2 a 1 sobre o Oeste no estádio do Pacaembu, em 7 de março. “Não gosto de sentir o peso da camisa, o negócio é jogar com alegria”, afirmou o jogador à época.

Flamengo campeão brasileiro
Já faz 10 anos que o Flamengo conquistou seu mais recente título do campeonato brasileiro. À época, o time contava com nomes como Adriano ‘Imperador’, hoje aposentado do futebol, o sérvio Petkovic, atualmente comentarista esportivo no canal Sportv, e o goleiro Bruno, que no ano seguinte seria preso pela sua ligação com a morte de Eliza Samúdio, com quem tinha um filho.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

1ª vez de Messi como melhor do mundo
Hoje detentor do título de melhor do mundo do futebol em cinco oportunidades, o argentino Lionel Messi recebeu seu primeiro troféu em 2009. À época, Cristiano Ronaldo, outro nome com quem dividiu holofotes e premiações ao longo da década seguinte, havia sido escolhido melhor do mundo ‘apenas’ uma vez, em 2008. Posteriormente, a hegemonia da dupla foi quebrada somente pelo croata Luka Modric, em 2018.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

‘Caminho das Índias’
A novela que trouxe um pouco da cultura indiana aos lares brasileiros foi exibida pela Globo entre 19 de janeiro e 11 de setembro de 2009. ‘Caminho das Índias’ foi a primeira novela a vencer um Emmy Internacional e contava a história de amor entre Maya (Juliana Paes) e Bahuan (Márcio Garcia). Posteriormente, o personagem foi perdendo o destaque na trama, e muitos espectadores acabam se recordando mais de Raj (Rodrigo Lombardi), com quem Maya viveu um romance posteriormente.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O início de Justin Bieber
Em 2009, Justin Bieber ainda era um jovem garoto de 15 anos que vinha chamando atenção com alguns vídeos no YouTube. Foi em junho daquele ano que Justin lançou ‘My World’, seu primeiro álbum, que trazia ‘One Time’, seu primeiro grande sucesso mundial. Em setembro de 2018, Bieber, que permanece fazendo sucesso no mundo da música, se casou com a model Hailey Baldwin.

‘Se Beber, Não Case’
O filme ‘Se Beber Não Case’ chegou aos cinemas brasileiros em 21 de agosto de 2009. Na trama, os amigos Phil (Bradley Cooper), Stu (Ed Helms) e Alan (Zach Galifianakis) precisavam encontrar o paradeiro de Doug (Justin Bartha), que estava prestes a se casar, após uma noite de bebedeira da qual não se lembravam de nada. A comédia teve duas sequências e segue como referência até os dias de hoje. Recentemente, por exemplo, o grupo Porta dos Fundos lançou um especial de Natal chamado ‘Se Beber Não Ceie’ na Netflix.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Morte de Michael Jackson
O ‘rei do pop’ morreu em 25 de junho de 2009, há praticamente uma década. Até os dias de hoje, Michael Jackson é considerado uma dos artistas mortos mais bem pagos do mundo. Confira:

‘Avatar’
Após muita expectativa, ‘Avatar’, filme dirigido por David Cameron, estreou em 18 de dezembro de 2009 no Brasil.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

1ª edição de ‘A Fazenda’
Quem acompanha reality shows no Brasil certamente se lembrará da marcante – e tumultuada – participação de Théo Becker na primeira edição de ‘A Fazenda’. O programa foi ao ar entre 31 de maio e 23 de agosto e teve Dado Dolabella como grande campeão. Na foto, Théo ao lado de Fábio Arruda, Danni Carlos e Luciele di Camargo durante uma discussão.

Parte do primeiro elenco do reality 'A Fazenda'. / Foto: Reprodução
Parte do primeiro elenco do reality ‘A Fazenda’. / Foto: Reprodução

Fonte: Estadão

Comentários