Alunos amazonenses desenvolvem o jogo “Geom√©tric Dash” uma esp√©cie de “Guitar Hero” das formas geom√©tricas

17

Desenvolver e motivar o conhecimento infantil. Foi com essa proposta que alunos do curso de desenvolvimento de jogos virtuais do Centro de Educa√ß√£o Tecnol√≥gica do Amazonas (Cetam) criaram o game ‚ÄúGeom√©tric Dash 3D‚ÄĚ, que promete ajudar crian√ßas com idade entre 10 e 13 anos a aprender sobre as formas geom√©tricas.

O jogo, desenvolvido para a plataforma do Windows, foi criado após uma pesquisa de campo feita pelos próprios alunos, orientada por um professor do centro, onde foi constatada a dificuldade dos estudantes do ensino fundamental e médio em identificar formas geométricas.

‚ÄúPercebemos que os jovens dentro da faixa et√°ria estudada enfrentam grandes problemas em assimilar as formas e como isso atrapalha o desempenho escolar, principalmente nas s√©ries mais b√°sicas. Por isso, desenvolvemos um game focado em incentivar o racioc√≠nio l√≥gico e a coordena√ß√£o motora entre essas crian√ßas‚ÄĚ, explicou Ruberney da Silva, aluno do Cetam e desenvolvedor do jogo.

A jogabilidade √© bem simples. Inspirado no aclamado jogo ‚ÄúGuitar Hero‚ÄĚ, o ‚ÄúGeom√©tric Dash‚ÄĚ √© uma corrida onde o jogador deve acertar cada forma geom√©trica em uma pista em constante movimento. Com apenas uma fase, ele ainda dever√° sofrer atualiza√ß√Ķes e tamb√©m ganhar uma vers√£o para celulares.

“Nós o criamos completamente na sala de aula, então ainda há muito para desenvolver. A meta é criar novos desafios, fases e também uma versão móbile para que se possa jogar em tablets e smartphones“, antecipou Ruberney.

Incentivo

Al√©m do jogo focado no p√ļblico infantil, os alunos do centro tamb√©m desenvolveram outros cinco games, todos produzidos durante as aulas do curso. De acordo com a diretora do Cetam, Arlene Bonfim, os estudantes da institui√ß√£o n√£o s√£o motivados apenas a criar, mas a garantirem um diferencial no mercado de trabalho.

Para facilitar essa inclus√£o, os cursos oferecidos s√£o criados de acordo com a necessidade do mercado. ‚ÄúCriamos a turma de desenvolvimento de jogos devido a demanda do pr√≥prio P√≥lo Industrial de Manaus. Assim, garantimos n√£o s√≥ aprendizado, mas aumentamos a chance de inser√ß√£o dos nossos profissionais‚ÄĚ, explicou a diretora.

Interessados em saber sobre os cursos oferecidos pelo Cetam e períodos de matrícula devem acessar o sitewww.cetam.am.gov.br ou entrar em contato pelo (92)2126-7444.

*Com informa√ß√Ķes da assessoria de imprensa

O game promete ajudar no ensino de crianças com idade entre 10 e 13 anos (Divulgação)
O game promete ajudar no ensino de crianças com idade entre 10 e 13 anos (Divulgação)

Coment√°rios