Amazonas alerta a população para prevenção contra doenças transmitidas pelo Aedes aegypti - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

Amazonas

Amazonas alerta a população para prevenção contra doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

Publicado

no

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), por meio do Programa Estadual de Vigilância e Controle de Arboviroses no Amazonas, que integra o Programa Saúde Amazonas, do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e FVS-AM, alerta a população para a necessidade de intensificar os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O Amazonas está atravessando o período chuvoso, cenário propício para o aumento de casos de dengue no estado. “Cerca de 80% das notificações de dengue são registradas de novembro a maio no Amazonas. Esse é o período de maior risco para a doença e coincide com o período chuvoso”, afirmou o diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes.

LEIA TAMBÉM  Três pacientes recuperados da Covid-19, que estavam em tratamento em Goiânia (GO), retornaram a Manaus

Dados parciais do Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS-AM (DVE/FVS-AM) apontam para o registro de 4.379 casos notificados de dengue; 34 casos notificados de chikungunya; e 32 casos de notificações de zika até a última sexta-feira (27/03). Os dados constam no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde.

De acordo com o chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-AM, Elder Figueira, a formação de criadouros do mosquito Aedes aegypti pela chuva redobra a necessidade de atenção pela população, em seguir as orientações dos municípios, quanto às medidas de prevenção de dengue, zika e chikungunya.

LEIA TAMBÉM  Poeta amazonense Thiago de Mello morre aos 95 anos

“A maioria dos criadouros do mosquito Aedes aegypti ou está nos quintais residenciais ou dentro de casa. Então, a participação da população na eliminação de criadouros é fundamental para o controle da população do mosquito e, consequentemente, a redução do número de casos de doença”, afirmou Elder.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Orientação – A Nota Técnica Nº 13/2021 da FVS-AM alerta sobre o risco de aumento de casos de dengue, zika e chikungunya transmitidos pelo Aedes aegypti. O documento é destinado a orientar os profissionais de saúde dos municípios quanto à necessidade de intensificação das ações de vigilância, prevenção e controle, tendo como objetivo reduzir a incidência das três doenças, prevenindo principalmente casos graves e óbitos. A nota pode ser acessada neste link: https://bit.ly/3uSgjTi

LEIA TAMBÉM  Durante Feijoada do Garantido, levantador do Boi falou sobre política e polemizou!

Programa – O Programa Estadual de Vigilância e Controle de Arboviroses no Amazonas, que monitora cenários epidemiológicos de dengue, zika, chikungunya e febre amarela, faz parte do Programa Saúde Amazonas, do Governo do Estado do Amazonas, via Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e FVS-AM. A iniciativa atua para reduzir a morbimortalidade e o risco de epidemias causadas por arboviroses.

FOTO: Divulgação / FVS-AM

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações