Home Notícias Esporte Amazonas conquista a primeiro ouro nos Jogos Escolares da Juventude e já soma 10 medalhas na competição

Amazonas conquista a primeiro ouro nos Jogos Escolares da Juventude e já soma 10 medalhas na competição

4 min - tempo de leitura
18

O Amazonas, que disputa os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) em Blumenau, Santa Catarina, finalizou a terça-feira (19/11) com 10 medalhas no saldo e conquistou a primeira medalha de ouro da competição. Além do ouro, o Estado coleciona pratas e dois de bronzes. A delegação formada por 155 atletas, além de comissão técnica, contou com o apoio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, que cedeu as passagens. Os jogos iniciaram na sexta-feira (15/11) e seguem até o dia 30/11 deste mês.

A luta olímpica, que abriu o quadro de medalhas amazonenses, também foi a modalidade que arrematou o primeiro ouro para o estado. O atleta Helisson Bresson, 17, da Escola Estadual Dom Milton Correia Pereira, que está no 2º Ano do Ensino Médio, foi o responsável pela conquista. Ele se despede da competição com “chave de ouro” e o sentimento de dever cumprido.

“Eu sinto que cumpri a minha missão. Essa conquista foi fruto de muito treino, dedicação, uma preparação extrema. Estou feliz por representar a minha escola e o meu estado. Minha preparação para o próximo ano é focar ainda mais, uma vez que entro para a categoria adulta, que vai exigir muito mais de mim. Planejo ainda disputar um brasileiro Junior, quem sabe um Pan-Americano”, contou.

Para o técnico do atleta e coordenador da modalidade na delegação, Valdeci Silva, Bresson é um grande lutador. Ele avaliou também os dois dias de atuação da luta olímpica amazonense nos JEJs.

“O Helisson é um atleta completo, que sempre da o melhor nas lutas, e hoje não foi diferente. Estamos há dois dias competindo e os números do nosso time são bons. Precisamos agradecer ao governo por todo o aparato aos atletas, pois sem essa ajuda, não teríamos chegado até aqui”, agradeceu.

No judô, a primeira medalha veio com uma atleta experiente e que representa o estado nos JEJs desde a categoria infantil, Samanta Silva Santos, 17, da Escola Estadual Maria Amélia do Espirito Santo. A estudante, que também se despede da competição este ano, lembrou que está ali foi um processo longo e sacrificante.

“Encerro minhas participações nos jogos bem feliz. A gente almeja sempre o ouro, o lugar mais do pódio, mas tive essa dificuldade na questão do peso e quem esteve comigo viu o quanto foi difícil para eu bater esse peso, mas estou feliz com a prata”, projetou.

O técnico da judoca, Ronald Cardoso, é seguro em dizer que a atleta fez um ótimo trabalho. “Ela veio de uma preparação em que precisou aumentar e depois baixar o peso e isso mexe com o condicionamento físico de qualquer atleta, mas ela foi excelente. Vamos agora focar nos campeonatos brasileiros e manter o ritmo nas competições”, finalizou.

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Esporte

Deixe uma resposta

Leia Também

Aleam antecipa pauta da próxima semana com oito Projetos de Lei e cinco vetos do governo

  A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) vai colocar em votação, na próxima sem…