Amazonas e Amap√° s√£o os √ļnicos Estados do Pa√≠s sem caso de microcefalia relacionado ao zika

8

Na quarta-feira (17/02), um boletim epidemiol√≥gico divulgado pelo Minist√©rio da Sa√ļde (MS), mostrou que o Amazonas e o Amap√°, s√£o os √ļnicos Estados do Pa√≠s que n√£o registraram, nenhum caso de microcefalia relacionado ao zika v√≠rus.

Imagem de Divulgação
Imagem de Divulgação

Foram apresentados que os 508 casos de microcefalia, e (ou) altera√ß√Ķes do sistema nervoso central de beb√™s, relacionadas √† infec√ß√£o cong√™nita foram confirmados no Pa√≠s entre 22 de outubro de 2015 e 13 de fevereiro de 2016. 837 casos, sendo um deles do Amazonas, foram descartados ap√≥s apresentarem exames normais ou por representarem quadros de microcefalia e ou altera√ß√Ķes no sistema nervoso central por causas n√£o infecciosas. No total de 508, foram registrados em 203 munic√≠pios de 13 Estados: Alagoas, Bahia, Cear√°, Esp√≠rito Santo, Goi√°s, Mato Grosso do Sul, Par√°, Para√≠ba, Pernambuco, Piau√≠, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Notificadas 108 mortes de bebês com suspeita de terem sido causadas por microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central após o parto ou durante a gestação. Dessas, 27 foram confirmadas, 70 continuam em investigação e 11 foram descartadas.

At√© o momento, 22 Unidades da Federa√ß√£o apresentam circula√ß√£o aut√≥ctone (√© aquilo que √© natural do lugar em que se encontra) do v√≠rus zika: Amazonas,¬† Goi√°s, Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Roraima, Par√°, Rond√īnia, Mato Grosso, Tocantins, Maranh√£o, Piau√≠, Cear√°, Rio Grande do Norte, Para√≠ba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Esp√≠rito Santo, Rio de Janeiro, S√£o Paulo e Paran√°.

O Minist√©rio da Sa√ļde orienta as gestantes a adotarem medidas que possam reduzir a presen√ßa do mosquito Aedes aegypti, com a elimina√ß√£o de criadouros, e proteger-se da exposi√ß√£o de mosquitos, como manter portas e janelas fechadas ou teladas, usar cal√ßa e camisa de manga comprida e utilizar repelentes permitidos para gestantes.

Imagem de Divulgação
Imagem de Divulgação

 

Coment√°rios