Amazonas √© um dos campe√Ķes em consumo e desperd√≠cio de √°gua no Brasil

231

O relat√≥rio do Sistema Nacional de Informa√ß√Ķes Sobre Saneamento (SNIS), mostrou que o Amazonas √© um dos maiores consumidores de agua do Brasil, 168,4 litros por habitante/dia. Consumo maior que a m√©dia nacional, de 162,1 litros por habitante/dia.
A taxa da perda de distribui√ß√£o de √°gua tamb√©m √© uma das maiores, 47,7% da produ√ß√£o √© perdida antes de chegar nas resid√™ncias, essa taxa pode chegar at√© 75% de desperd√≠cio. O amazonense paga 43% a mais na conta de √°gua, pois os consumidores usam o dobro do que √© necess√°rio para se viver. Se usa em m√©dia 18 milh√Ķes de metros c√ļbicos (m¬≥) de √°gua ao m√™s, enquanto o ideal seria de 10 milh√Ķes de m¬≥. Ou seja, 8 milh√Ķes de m¬≥ de √°gua s√£o desperdi√ßados na capital amazonense, conforme informa√ß√Ķes da Manaus Ambiental.

De acordo o √ļltimo Censo, em Manaus, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estat√≠stica (IBGE), de quase 461 mil resid√™ncias da capital, 112 mil n√£o s√£o atendidas pela rede geral de abastecimento. Com rela√ß√£o a esses dados, a concession√°ria informou que realiza em conjunto com a Prefeitura o mapeamento e as mesma s√£o inclu√≠das no planejamento anual.

A água desperdiçada não pode ser aproveitada por ninguém, todos perdem, inclusive a natureza. é tão importante evitar o desperdícios e reparar os vazamentos para conseguir reduzir até mesmo os gastos. Todos devemos ter consciência e preservar esse bem tão precioso que é a água.

Tubulação rompida na Rua das Papoulas, Conj. Tiradentes, Zona Leste de Manaus. Foto: Ive Rylo
Tubulação rompida na Rua das Papoulas, Conj. Tiradentes, Zona Leste de Manaus. Foto: Ive Rylo

Coment√°rios