Home Notícias Amazonas Amazonas registra 151 casos de Covid-19, e quatro pessoas já são consideradas curadas

Amazonas registra 151 casos de Covid-19, e quatro pessoas já são consideradas curadas

7 min - tempo de leitura
78

O Amazonas tem 151 pessoas com diagnósticos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) nesta segunda-feira (30/03). Nas últimas 24 horas, foram identificados dois casos de Covid-19 no interior: um em Novo Airão e um em Parintins. Em Manaus, foram mais nove casos diagnosticados.

Com a atualização dos dados, sobe para 11 o número de diagnósticos positivos no interior – Parintins (3), Boca do Acre (1), Santo Antônio do Içá (1), Manacapuru (2), Itacoatiara (2), Anori (1) e Novo Airão (1). Enquanto em Manaus o total de infectados chegou a 140.

Foto: Reprodução

Na live transmitida nesta segunda-feira pelas redes sociais do Governo do Amazonas para atualização de informações sobre o novo coronavírus, o secretário de Estado de Saúde, Rodrigo Tobias de Sousa, informou que está em execução um plano para ampliar o total de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, na zona norte de Manaus, que é a unidade referência para o atendimento de pacientes graves da doença no Amazonas.

Atualmente, o Delphina Aziz tem 50 leitos de UTI disponíveis para pacientes graves de Covid-19. Nesta segunda-feira, dos cinco pacientes internados no hospital, quatro estão em leitos de UTI.

“Pensando na expectativa de ampliação de leitos, estamos recebendo mais dez leitos do Ministério da Saúde. E pensando em uma fase 2 de ampliação desses mesmos leitos, estamos identificando os respiradores mecânicos que temos na rede hoje e transferindo para o Delphina Aziz”, disse o secretário da Secretaria de Estado de Saúde (Susam).

Rodrigo Tobias destacou também que, além dos 50 leitos de UTI, o Delphina Aziz conta com 84 leitos clínicos, que estão disponíveis para pacientes de Covid-19 que precisam de internação, mas que o quadro de saúde não exige cuidados intensivos.

FTI – O governador Wilson Lima anunciou que, nesta segunda-feira, o Governo do Amazonas começa a liberar para os municípios do interior a primeira parcela do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI) do ano de 2020, no valor de R$ 23 milhões.

Segundo Wilson Lima, a liberação do recurso tem uma prioridade, que é ajudar os municípios a investirem em ações de combate ao novo coronavírus, como contratação de recursos humanos e compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Curados – Durante a live, a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Rosemary Costa Pinto, informou que subiu para quatro o número de pessoas consideradas curadas do novo coronavírus. Todos esses pacientes estavam em isolamento domiciliar e completaram os 14 dias de quarentena indicados pelas autoridades.

Questionada sobre o Amazonas ser o Estado da região Norte com o maior número de casos do novo coronavírus, Rosemary Pinto disse que isso pode ser reflexo da qualidade do sistema de vigilância local, que tem identificado casos suspeitos e liberado diagnósticos em tempo oportuno.

“Nós temos uma excelente rede de vigilância epidemiológica, que é muito sensível, que notifica, e com a identificação nós vamos investigar e identificar quem realmente atende definição de caso para fazer coleta de amostras biológicas. Essas amostras são encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), que é um excelente laboratório, de referência, e tem agilidade na liberação de resultados. Então, isso, com certeza, deve influenciar nos nossos resultados”, explicou diretora da FVS-AM.

Orientação para ficar em casa – Ao final da transmissão, o secretário de Saúde reforçou o pedido para que a população evite sair de casa, comportamento considerado pelas autoridades de saúde como uma importante forma de conter a transmissão do novo vírus.
“Fazemos coro de que as pessoas de fato fiquem em casa. Estamos lidando com um vírus novo, que é inimigo dos sistemas de saúde no mundo inteiro. Portanto, quanto menor o número de pessoas nas ruas, menor será o número de doentes, e maior será a probabilidade de podermos atender a todas as pessoas que têm Covid-19 e precisam de estrutura e cuidados intensivos”, pediu Rodrigo Tobias.

Pacientes internados – Dos 151 casos confirmados, 22 estão internados. Desse total, 5 estão no Delphina Aziz, e 17 estão em unidades de saúde da rede privada. Até esta segunda-feira, o Amazonas registrou um óbito em decorrência da doença.

____________
Assessoria de Comunicação
(92) 98407-1699
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
[email protected]
www.saude.am.gov.br
Facebook e Instagram: @saudeam

  • Amazonas confirma terceira morte pelo novo Coronavírus

    A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) informa que um homem de 49 anos falecido na seg…
Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Emerson Tahan
Carregar Mais Em Amazonas

Deixe uma resposta

Leia Também

Em Manaus, 56 estabelecimentos são vistoriados pela Central de Fiscalização e dez são fechados

Em uma nova ação da Central Integrada de Fiscalização (CIF), coordenada pela Secretaria de…