Após 9 dias perdido na selva, missionário é encontrado por bombeiros militares

586

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), integrantes do Batalh√£o de Inc√™ndio Florestal e Meio Ambiente (BIFMA), encontraram na manh√£ de ontem (2/4) o mission√°rio Vladimir Menezes Cunha, de 59 anos, que estava h√° 9 dias desaparecido na mata, nas proximidades da Comunidade Ind√≠gena do Limoeiro, localizada no munic√≠pio de L√°brea (a 852 quil√īmetros de Manaus). No primeiro trimestre, o CBMAM registrou 11 ocorr√™ncias de busca e resgate de pessoas em ambiente de selva.

Foto: Divulgação / CBMAM
Foto: Divulgação / CBMAM

O missionário havia saído para uma atividade na floresta na manhã do dia 24 de março e desde então não retornara à comunidade. Passado o prazo de 24h, os membros da igreja foram até a Delegacia de Polícia Civil do município e registraram um boletim de ocorrência.

No dia 26 de mar√ßo, o CBMAM foi acionado e, de prontid√£o, o Chefe de Estado Maior Geral, Coronel BM Jair Ruas Braga, designou tr√™s bombeiros para realizar as primeiras buscas. ‚ÄúOs bombeiros partiram na manh√£ do dia 27 de avi√£o para a opera√ß√£o de busca, salvamento e resgate. Ficamos monitorando toda a a√ß√£o para ver se precisar√≠amos enviar um efetivo maior‚ÄĚ, disse o Coronel.

De acordo com o Soldado BM Danilo Ferreira, a equipe contou com a ajuda de comunit√°rios. ‚ÄúFizemos buscas em uma √°rea de 70 quil√īmetros de dist√Ęncia da comunidade. Tivemos a ajuda dos ribeirinhos e ind√≠genas. Os bombeiros pernoitaram por dois dias na mata, seguindo os rastros do desaparecido, mas at√© ent√£o sem sucesso‚ÄĚ, relatou Danilo.

Foto: Divulgação / CBMAM
Foto: Divulgação / CBMAM

Reforço
Dado o tempo e tamanho da √°rea onde supostamente o mission√°rio havia desaparecido, o Coronel Ruas, que tamb√©m era comandante da opera√ß√£o, encaminhou mais uma equipe com sete militares da capital, que chegaram √† Comunidade Ind√≠gena do Limoeiro na √ļltima segunda-feira (1¬ļ/4). ‚ÄúEnviamos mais sete militares e retornamos com a primeira equipe‚ÄĚ, explicou o Coronel.

As buscas estavam divididas em terrestres e aqu√°ticas. Na manh√£ de ontem (2/4), ao ouvir a movimenta√ß√£o das equipes do CBMAM, o mission√°rio perdido gritou por socorro. Segundo o Coronel Ruas, o quadro de sa√ļde da v√≠tima era est√°vel.

‚ÄúN√≥s o encontramos abatido, com desidrata√ß√£o, mas est√°vel, considerando o quadro de outras v√≠timas desse tipo de ocorr√™ncia. O mission√°rio foi levado para a comunidade onde foi aferida a sua press√£o arterial. Ele tamb√©m foi submetido a aplica√ß√£o de soro para sua hidrata√ß√£o. Pensando com cautela, nosso objetivo √© lev√°-lo √† capital, para que seja submetido a exames m√©dicos e cuidados especiais‚ÄĚ, disse o Chefe de Estado Maior Geral.

*Com informa√ß√Ķes da assessoria

Coment√°rios