Após internação, mulher começa a fazer xixi roxo - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Curiosidades

Após internação, mulher começa a fazer xixi roxo

Publicado

no

Uma mulher de 70 anos apresentou coloração arroxeada em sua urina após dez dias de internação devido a um AVC (derrame cerebral). Apesar de incomum, a ciência já classificou a doença como síndrome da urina roxa.

Ao chegar no hospital, foi colocado um cateter urinário na paciente devido à paralisação de parte do corpo como consequência do acidente vascular cerebral. Enfermeiros estranharam a cor de sua urina e, então, exames constataram maior acidez e a presença de uma bactéria chamada Klebsiella pneumoniae no trato urinário.

LEIA TAMBÉM  Aprenda a fazer um 'Bolo Gelado Light de Limão'

Síndrome da urina roxa

A síndrome da urina roxa foi discutida pela primeira vez em 1978. É caracterizada por uma reação química que ocorre quando certas bactérias entram em contato com triptofano, uma substância geralmente encontrada em medicamentos e alimentos.

Quando microrganismos, como a bactéria apresentada pela francesa, reagem com o triptofano, há a produção de novas químicas no organismo, sendo uma azul (índigo) e uma vermelha (indirubina). Quando essas químicas se misturam no trato urinário, transformam a urina de amarela para roxa.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

A urina roxa é uma síndrome rara, porém de fato pode acometer pessoas internadas com cateter urinário, visto que o cateter leva todos os reagentes do trato urinário para uma bolsa – onde ocorrem as reações químicas.

LEIA TAMBÉM  Brasil tem o 5º pior salário mínimo da América Latina

Após quatro dias tomando soro pelas veias, tanto a acidez quanto a coloração da urina da paciente voltaram ao normal. Ela ainda se encontra internada devido ao AVC. Seu caso foi compartilhado por especialistas no periódico The New England Journal of Medicine.

LEIA TAMBÉM  Dicas para montar um cantinho de café ideal em casa

Se a doença não é tratada, pode levar a outras patologias. Isso porque as substâncias criadas podem ser transportadas para outros órgãos do corpo e provocar doenças mais graves.

Foto: Foto: Reprodução/The New England Journal of Medicine / Minha Vida

Foto: Foto: Reprodução/The New England Journal of Medicine / Minha Vida

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações