Home Notícias Após quatro dias de greve, A Crítica demite seis jornalistas

Após quatro dias de greve, A Crítica demite seis jornalistas

1 min - tempo de leitura
282

Os jornalistas do Manaus Hoje, Jornal e Portal A Crítica completam, nesta quinta-feira (10), quatro dias de greve; dos trabalhadores que aderiram à paralisação, seis jornalistas foram demitidos ainda nesta manhã. As pautas de reivindicação são o atraso de salários, há mais de três meses, e o veículo de comunicação não cumprir com os devidos direitos trabalhistas, como o recolhimento do Fundo de Garantia de Tempo e Serviço (FGTS) e outros encargos. A maioria dos demitidos tinha tempo de serviço equivalente à, aproximadamente, 30 anos.

Segundo a presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Amazonas (SJP/AM), Dôra Tupinambá, um destes profissionais é chefe de redação. “Só nesta manhã, a empresa demitiu seis trabalhadores por aderirem à greve. Um dos jornalistas que foi demitido é delegado de redação do jornal impresso”, informou Dôra.

Bloqueio de verbas

Ainda conforme a presidente, o sindicato entrará com ações na Justiça solicitando o bloqueio das verbas publicitárias de A Crítica, através da Prefeitura de Manaus e do Governo do Estado do Amazonas. Além disso, será solicitado, também, o bloqueio do patrimônio da Rede Calderaro de Comunicação.

Reivindicação

Dôra explicou que a greve foi deflagrada por conta do não cumprimento da empresa com as negociações feitas com os trabalhadores junto ao sindicato.

“Os jornalistas não estão recebendo salários. O regime de trabalho que A Crítica tenta impor é um regime de escravidão. É uma situação que se arrasta desde 2017. A empresa não paga as férias. Não recolhe FGTS desde 2016. Além de outras dívidas trabalhistas. Realizamos reuniões de negociação, junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT), e, mesmo assim, a empresa não cumpre o que foi acordado a despeito”, ressaltou a presidente do sindicato.

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Roger Siqueira
Carregar Mais Em Notícias

Deixe uma resposta

Leia Também

Governo do Amazonas publica decreto liberando funcionamento de academias, confira os horários

O Governo do Amazonas publicou os decretos 43.482 e 43.483, de 26 de fevereiro de 2021, co…